Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

TJRJ

Selo Ouro 2015 concedido pelo Conselho Nacional de Justiça

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) conquistou o Selo Ouro na classificação do certificado ‘Selo Justiça em Números 2015’, concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prêmio é um reconhecimento aos tribunais que investem no trabalho de difundir ao máximo suas informações com o objetivo de aperfeiçoar a prestação de serviços.
O Selo Justiça em Números é o nome do anuário estatístico da Justiça produzido pelo CNJ com informações prestadas pelos tribunais brasileiros. De posse de dados confiáveis sobre movimentação processual, despesas e pessoal, por exemplo, os responsáveis pela gestão judiciária poderão elaborar, de maneira mais fundamentada, políticas públicas que aprimorem o serviço prestado pela Justiça à sociedade. A premiação foi criada em 2013.
A diretora geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR), Alessandra Anátocles, afirma que o Selo Ouro recebido pelo TJRJ é um reflexo da política de transparência da atual Administração. “Acredito que essa conquista inédita do TJRJ se deve a um trabalho que prioriza a transparência das informações, o que dá um caráter determinante na condução das decisões administrativas que o Poder Judiciário precisa tomar. Temos muita coisa para fazer ainda, mas neste primeiro ano de gestão, buscamos cumprir os requisitos exigidos pelo CNJ e, com muito esforço, conquistamos o Selo Ouro”, avaliou.
Para a diretora da DGJUR, o aperfeiçoamento dos dados estatísticos do Tribunal tem norteado as ações administrativas a serem seguidas para atender as demandas da sociedade de forma mais efetiva.
“A apuração dos dados estatísticos visa alcançar as metas que a Justiça precisa atender de acordo com os anseios da sociedade, tanto na atuação jurisdicional em determinadas áreas, quanto em relação à distribuição dos magistrados e servidores. Ela é fundamental para a tomada de decisões pela administração”, disse.
O Selo - O Selo Justiça em Números foi criado em outubro de 2013 (Portaria n. 186/2013, atualizada pela Portaria n. 125/2015) para fomentar a qualidade dos dados estatísticos do Judiciário, principalmente as referentes ao Relatório Justiça em Números. A ideia é aprimorar a coleta e sistematização dos dados para garantir informações e indicadores confiáveis para a tomada de decisões no processo de planejamento e gestão estratégicos, além de aumentar o acesso público a esses dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário