Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Rede Estadual-RJ

II Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói
Liceu Nilo Peçanha vence na categoria Ensino Médio
 
O Liceu Nilo Peçanha venceu o II Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói, na categoria Ensino Médio. A escola, que concorreu com cerca de 50 unidades dasredes pública e particular da cidade, se destacou com o trabalho “Descobrindo o que está por trás das cores nas folhas”, desenvolvido por alunos da 2ª série do Ensino Médio.

A pesquisa, que analisou a presença de outros pigmentos nas folhas dos vegetais, além da clorofila, teve início na aula sobre fotossíntese, ministrada pela professora de Biologia, Aliny Ferras Peçanha. Os alunos Luana Dias de Oliveira e Lucas Sales Pereira da Silva tiveram a curiosidade de entender como as plantas exibem outras cores, se a clorofila é o pigmento predominante. A partir dos questionamentos, a docente aprofundou a pesquisa de forma experimental com a turma, em laboratório.

Para a professora Aliny Ferras, a pesquisa aprofunda e consolida o conhecimento adquirido em sala de aula.

 O método científico dá condições ao estudante de assimilar, de uma forma dinâmica, conhecimentos que seriam mais difíceis se fossem apenas transmitidos em sala de aula. Conseguimos observar claramente o crescimento intelectual e pessoal desses jovens – disse.

A docente ainda comentou sobre os conhecimentos técnicos adquiridos pelos alunos durante o processo.

 Os estudantes aprofundaram o estudo da Botânica. Eles conheceram uma modalidade de análise química qualitativa, a cromatografia em papel. Essa foi uma oportunidade de compreender conceitos sobre separação de substâncias, polaridade das moléculas e ligações intermoleculares.

Com apenas 17 anos, Luana de Oliveira já decidiu que quer cursar Biologia. Para ela, a atividade despertou o interesse pela área científica.

 A pesquisa proporcionou uma visão mais ampla da área que irei seguir futuramente. Tenho muito interesse em desenvolver projetos na área de Biologia. O resultado do prêmio incentivou também meus colegas a desenvolverem projetos de pesquisa na escola – destacou.

O aluno Lucas Sales da Silva explica como o projeto obteve êxito.

 Para a conclusão de qualquer trabalho, necessitamos empregar muito esforço, dedicação e estudo. Essa experiência será algo que levarei para a minha vida e, quem sabe, servirá de exemplo para os futuros alunos do Liceu – ressaltou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário