Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

domingo, 13 de dezembro de 2015

São Gonçalo

 Mutirão de negociação fiscal até 17 de dezembro
Moradores do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, já podem negociar e quitar suas dívidas com a Prefeitura com mais facilidade. Até o dia 17 de dezembro, acontece o “Concilia São Gonçalo”, mutirão de negociação fiscal para solucionar processos de Dívida Ativa do município, através de acordos de conciliação. O evento é realizado no Centro Cultural Joaquim Lavoura, conhecido como Lavourão, na Av. Presidente Kennedy 721, Estrela do Norte, São Gonçalo.
No local, contribuintes em débito com a Prefeitura de São Gonçalo poderão negociar dívidas de IPTU, ISS, ITBI e taxas, com descontos de até 80% em juros e multas e parcelamentos em até 24 vezes. Quem optar pelo pagamento à vista terá até 100% de desconto sobre os encargos, dependendo do valor do débito. O atendimento é feito diariamente, das 9h às 17h, inclusive aos sábados e domingos, beneficiando quem não pode se ausentar do trabalho durante os dias úteis.
O mutirão é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em parceria com a Dívida Ativa do Município e com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça. Segundo informações da Prefeitura de São Gonçalo, o município tem atualmente cerca de 460 mil processos de execução fiscal, sem contar os débitos que ainda não foram ajuizados. Além de ajudar o contribuinte a ficar em dia com o fisco, a expectativa é que o mutirão possa resultar em uma redução no número de processos em tramitação nas Varas de Fazenda Pública. Com o programa, a Dívida Ativa municipal também espera alcançar recuperação orçamentária.
Nas hipóteses de parcelamento, uma vez firmado o acordo para obtenção do desconto, o contribuinte terá que pagar rigorosamente em dia para manter o benefício concedido.
Concilia Rio é sucesso
Os mutirões de conciliação na área de execução fiscal, chamados de Concilia, foram estendidos para outros municípios fluminenses após o sucesso do Concilia Rio, realizado em agosto deste ano, com a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Nancy Andrighi, responsável pela iniciativa.
O Concilia Rio gerou uma arrecadação de R$ 1,7 bilhão à Prefeitura do Rio de Janeiro. O valor negociado e parcelado pelos contribuintes foi equivalente à arrecadação de IPTU de quase um ano inteiro na capital fluminense. Em 12 dias de trabalho, o Concilia Rio atendeu mais de 30 mil cidadãos, retirando de tramitação judicial cerca de 87 mil processos de execução fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário