Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Magistério Estadual-RJ

Professores da rede estadual são indicados para o II Prêmio de Educação Científica

O objetivo do concurso é valorizar as boas práticas e os projetos científicos  


A Secretaria de Estado de Educação comemora a indicação de três professores da rede estadual para o II Prêmio de Educação Científica, cujo objetivo é valorizar e estimular o trabalho de docentes da rede pública que atuam nas áreas das Ciências, por meio da divulgação e promoção de boas práticas e projetos científicos. A cerimônia será realizada nesta quarta-feira (02/12), às 19 horas, na Sala Cecília Meireles, na Lapa.

O Prêmio é uma iniciativa da BG Brasil em parceria com a Seeduc e o British Council, com a assessoria da Fundação Victor Civita. Este ano, serão premiados seis docentes, o dobro da primeira edição, sendo três de cada segmento de ensino: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) - disciplinas de Ciências e Matemática; Ensino Médio - Biologia, Física, Matemática e Química.

Na ocasião, serão anunciadas as classificações dos finalistas: Daniela da Silva – leciona a disciplina de Matemática no Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba; Deise Jacques – professora de Biologia no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, em Campo Grande; e Luiz Cláudio Guimarães – leciona a disciplina de Física no Ciep 439 – Luiz Gonzaga Junior (Gonzaguinha), em São Gonçalo.

Segundo o secretário Antonio Neto, parcerias como essa contribuem para o desenvolvimento educacional do país.               

- Esse prêmio é fundamental porque fomenta, na prática escolar, a importância do desenvolvimento científico.  A parceria com a BG Brasil possui essa virtude de propiciar projetos que valorizam a Ciência, na unidade escolar, qualificando ainda mais o professor - destacou. 
  
Os seis vencedores serão contemplados com uma viagem educacional de oito dias para Londres, na Inglaterra (em janeiro - período de férias escolares), com todas as despesas pagas. O roteiro possibilitará uma imersão ao mundo das Ciências, com atividades interativas, palestras, seminários e visitas a museus e escolas. Os docentes ainda contarão com uma ajuda de custo em dinheiro, entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, de acordo com a colocação do premiado.  

Para a escolha dos indicados ao II Prêmio de Educação Científica, foram considerados os seguintes critérios: apresentação; inovação; aplicabilidade e potencial de desenvolvimento; articulação entre objetivos e conteúdos curriculares ensinados; metodologia e participação dos alunos; avaliação de aprendizado; e responsabilidade socioambiental.  


Projetos inovadores 

Autor do projeto “Geração e consumo consciente de energia elétrica”, o professor de Física Luiz Cláudio Guimarães, do Ciep 439, diz que estar entre os premiados possui um significado especial.

- Há exatos 10 anos, eu deixava de ser aluno do Ciep 439 e tenho um carinho enorme pela escola. Foi nela que sempre acreditaram em mim e me estimularam a nunca deixar de seguir com os estudos. Foi um sonho voltar pra lá como professor. Trazer um prêmio para a comunidade é um sentimento de vitória ímpar – destacou Luiz.

A docente de Matemática Daniela Mendes, do CE Hebe Camargo, também comemora a indicação ao prêmio. Ela é autora do projeto “Pães mofados e função exponencial, tudo a ver”.

- Fiquei extremamente feliz por mim, por meus alunos e por minha rede. Essa premiação representa a valorização da educação científica na escola pública e a valorização do trabalho do professor – disse Daniela.

Assim como os dois docentes, Deise Jacques, que leciona Biologia no CIE Miécimo da Silva, também reconhece a importância do prêmio. Ela é autora do projeto “Aprendizado científico em Botânica na 1ª série do Ensino Médio”.

- É mais que um prêmio, é a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais que acreditam na educação como instrumento de mudança. É uma injeção de ânimo, não só pelo reconhecimento do meu trabalho, mas por representar uma prerrogativa de valorização dos professores de Ciências do Rio de Janeiro – avaliou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário