Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O que o jovem quer da vida


O trabalho de William Damon, um dos mais importantes estudiosos do desenvolvimento humano, revela que há uma saída para a apatia dos jovens de hoje. Destacando os fatores-chave que fizeram diferença na vida de grupos bem-sucedidos, o autor pretende promover a discussão sobre a formulação de políticas públicas e trabalhos sociais com a juventude, envolvendo os próprios jovens, bem como pais e educadores.




Utilizando os resultados de uma ampla pesquisa de campo sobre projetos vitais na juventude, William Damon, um dos maiores pesquisadores norte-americanos na área da juventude, investiga um assunto de extrema importância nos dias de hoje: por que tantos jovens não conseguem vencer na vida? Eles moram com os pais por mais tempo que o necessário, penam para passar da adolescência para a vida adulta e não conseguem encontrar um objetivo de vida que os entusiasme. E o que contribuiria para mudar essa situação?




Para Damon, o segredo é que os jovens bem-sucedidos têm projetos vitais muito fortes, que os motivam e mostram a eles que caminho seguir. “Esse trabalho me levou a investigar como os jovens encontram seu projeto vital”, explica o pesquisador. No livro O que o jovem quer da vida? (200 p., R$ 48,90), publicado pela Summus Editorial, o autor reúne suas primeiras reflexões sobre o tema e oferece a pais e professores métodos simples para encorajar os jovens e orientá-los para que tenham uma vida produtiva e plena em todos os sentidos.




A pesquisa de Damon mostra que 1/5 dos jovens hoje têm sucesso – estão engajados em atividades que lhes dão prazer e sabem o que querem. No entanto, 1/4 dos adolescentes encontram-se vagando sem direção, e correm o sério risco de nunca aproveitar seu potencial. Outra parte dos jovens está na corda-bamba e precisa de orientações que a ajude a avançar, enquanto outra é composta por sonhadores que não sabem como concretizar seus planos.




Baseado em entrevistas, o autor desvenda a mente dos jovens desmotivados e expõe sua confusão e ansiedade a respeito do que deveriam fazer da vida. Em seguida, mostra o que pensam os adolescentes bem encaminhados e aponta nove fatores-chave que fizeram diferença na vida deles. Além disso, discute o papel que família, escola, mentores e outros membros de instituições sociais podem ter na construção e no apoio aos projetos dos jovens, ajudando-os a desenvolver um sentido de bem-estar duradouro, além de encorajá-los a realizar suas mais altas aspirações pessoais e profissionais. E qual o conceito de projeto vital? A definição adotada pelo autor é a de que “projeto vital é uma intenção estável e generalizada de alcançar algo que é ao mesmo tempo significativo para o eu e gera consequências no mundo além do eu”. Assim, um projeto vital é a razão por trás das metas e dos motivos imediatos que comandam o comportamento diário.




“O livro tem o objetivo de mostrar a importância primordial dos projetos vitais no desenvolvimento do jovem a todos aqueles que se interessam por ele”, afirma Damon. Com base nos resultados revelados pela pesquisa, o autor dividiu o livro em sete capítulos: “Jovens vidas sem rumo”; “Por que ter um projeto vital é fundamental para progredir”; “Quem está progredindo e quem ainda está sem rumo?”; “Perfis de projetos vitais”; “Ultrapassando a cultura do imediatismo”; “O papel dos pais no projeto vital”; “Uma cultura de projetos vitais para todos os jovens”. No final, Damon reproduz o questionário usado por sua equipe para entrevistar os jovens.




O autor




O autor William Damon é um dos mais importantes estudiosos do desenvolvimento humano. É professor de Educação e diretor do Centro de Pesquisas da Adolescência na Universidade de Stanford, onde está desde 1997, e foi catedrático e diretor do Centro para o Estudo do Desenvolvimento Humano na Universidade Brown. Faz palestras em universidades e para o público geral sobre as tendências contemporâneas no desenvolvimento humano. É autor de extensa obra sobre desenvolvimento pessoal e compromisso moral em todas as etapas da vida. Entre seus livros destacam-se The moral child, Some do care, Greater expectations, The youth charter e Good work. Entre outras manifestações de reconhecimento, foi eleito recentemente para a Academia Nacional de Educação. Título: O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentesAutor: William DamonEditora: Summus EditorialPreço: R$ 48,90Páginas: 200ISBN: 978-85-323-0535-0Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890Site: http://www.summus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário