Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Foco e Criatividade




Será no dia 26 de junho (sexta-feira), das 19h às 22h30, na Casa da Comunicação, que fica na Rua Conselheiro Carrão, 557 – Bela Vista, São Paulo, o lançamento do livro Foco e Criatividade - Fazer mais com menos, da escritora Renata Di Nizo.




Foco e criatividade Criatividade é essencial em qualquer momento. Encontrar soluções diferenciadas para os problemas cotidianos pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Em seu quinto livro, Renata Di Nizo faz um retrato das organizações contemporâneas, oferece as mais diversas possibilidades de mudança produtiva e mostra os passos fundamentais para ajustar o foco, desenvolver a criatividade e adotar técnicas para gerar ideias em grupo.




Em tempos de crise, a insegurança toma conta da vida de muita gente. Questões como desemprego, falta de recursos e aumento da competitividade passam a influenciar o cotidiano das pessoas. Num país onde crise não é exatamente uma novidade, encontrar soluções para as dificuldades exige atitude e criatividade. A questão é: como ser criativo em um cenário tão negativo?




No livro Foco e criatividade, lançamento da Summus Editorial, Renata Di Nizo, consultora em Comunicação e Recursos Humanos, mostra que é necessário construir um ambiente inovador e de qualidade para se manter no mercado. E fazer mais com menos implica desenvolver o foco e a criatividade. O resultado será a capacidade de ampliar os horizontes profissionais, atingindo metas e objetivos – sempre levando a sério a interdependência entre ética e inovação.




O quinto livro da consultora é resultado de um trabalho de pesquisa que ela vem realizando há dez anos, desde a criação do primeiro workshop sobre foco e criatividade. Baseada em sua experiência na área de treinamento comportamental com líderes e equipes de grandes empresas, ela analisa os desafios cotidianos do ambiente organizacional e oferece dicas práticas para conduzir reuniões e feedbacks produtivos, incluindo exercícios para estimular a criatividade e incentivar a geração de ideias em grupo.




Para Renata, as regras do jogo estão claras: “A força provém da formação de um time que supere as expectativas com espírito inovador e atitude de qualidade”, alerta Renata. Na obra, ela criou um roteiro seguro que mostra como fazer mais com menos tanto nas atividades profissionais quanto nas pessoais. Reuniões mais produtivas, feedbacks construtivos, criatividade, inovação e relacionamentos. Ou seja, como fazer uso de ferramentas de produtividade muito úteis nas atividades cotidianas. A proposta é estimular líderes e equipes a refletir e analisar tudo o que fazem no dia a dia.




O primeiro capítulo aborda a importância do foco e mostra como aplicá-lo no ambiente organizacional. O segundo indica as etapas do processo criativo, os sabotadores e os facilitadores da criatividade. O terceiro traz sugestões para estimular a aptidão criativa individual. No último, a autora propõe técnicas para a geração de ideias em grupo, inclusive em reuniões de trabalho. Segundo Renata, o que faz toda a diferença é extrair das pessoas aquilo que é latente, em processo de educação permanente. É, portanto, imprescindível, diz ela, desburocratizar tudo o que impeça a espontaneidade, garantindo assim um clima entusiástico em prol de respostas inovadoras e do desenvolvimento de potencialidades. Cabe ao leitor, aproveitar a oportunidade para aprender a fazer mais com menos.




A autora




A autora Renata Di Nizo formou-se em Artes Cênicas pela Escola Superior de Arte Dramática de Barcelona e, mais tarde, integrou o ateliê de criação e experimentação pedagógica do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona. De volta ao Brasil, publicou o livro Sem crise (Elevação, 2001) e fundou sua empresa, a Casa da Comunicação. Realiza palestras, consultoria individual e treinamento em expressão – tanto oral como escrita –, foco e criatividade, além de comunicação interpessoal.


É autora dos livros A educação do querer – Ferramentas para o autoconhecimento e a autoexpressão (Ágora, 2007), O meu, o seu, o nosso querer – Ferramentas para a comunicação interpessoal (Ágora, 2007) e Escrita criativa – O prazer da linguagem (Summus, 2008).




O livro




Título: Foco e criatividade – Fazer mais com menos. Autora: Renata Di Nizo.


Editora: Summus Editorial


Preço: R$ 32,90


Páginas: 120ISBN: 978-85-323-0644-9


Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890Site: http://www.summus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário