Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cadeias Posterolaterais


De acordo com a editora, o terceiro volume da coleção Cadeias Musculares e Articulares – Método G.D.S. possibilita ao leitor um exame minucioso da ação específica da cadeia posterolateral, assinalando que a obra é essencial para embasar o trabalho psicocorporal de terapeutas e fundamentá-los no entendimento da anatomia humana.


O livro Cadeias Posterolaterais - Cadeias Musculares e Articulares – Método G.D.S. (144 p., R$ 68,80), lançamento da Summus Editorial, é o terceiro volume da série Cadeias Musculares e Articulares, Método G.D.S., baseada no trabalho da fisioterapeuta belga Godelieve Denys-Struyf e escrita por um de seus discípulos mais preeminentes: Philippe Campignion. A obra abrange os aspectos relacionados à cadeia posterolateral (PL), incluindo a inter-relação desta com as demais estruturas morfocomportamentais descritas pela fisioterapeuta: anterolateral (AL), anteromediana (AM), posteromediana (PM), posteroanterior (PA) e anteroposterior (AP).


Esse volume trata do segundo par de cadeias que está ligado ao comportamento relacional, isto é, à maneira de comunicar-se com o meio circundante. A expressão vinculada às cadeias posterolaterais (PL) é muito diferente daquela vinculada às cadeias anterolaterias (AL). Os músculos que constituem cada um desses encadeamentos, por sua vez, também diferem, tanto na atitude corporal que favorecem quanto na própria fisiologia. Coloridos e ricamente ilustrados com modelos esquemáticos e fotografias, os volumes são indicados para um entendimento global do ser humano por meio do corpo.


O desequilíbrio corporal em qualquer uma das cadeias acarreta problemas de diversos tipos, tanto corporais quanto psicológicos. Desta forma, a integração dessas duas áreas só tem a acrescentar a fisioterapeutas, terapeutas corporais e psicoterapeutas. O primeiro volume da coleção, Aspectos biomecânicos, apresentou as noções básicas do método G.D.S., necessárias para embasar o trabalho psicocorporal de terapeutas e fundamentá-los no entendimento da anatomia humana. No segundo, o autor aprofundou-se na observação da cadeia anterolateral.


Os próximos volumes serão dedicados ao estudo específico de cada uma das demais estruturas, fazendo desta coleção uma das fontes mais completas para a compreensão do método G.D.S.


O autor Philippe Campignon, massagista e fisioterapeuta, diplomado na França em 1973, é formado no Método Mézières por sua própria criadora, Françoise Mézièrs (1977). Em 1980, Campignon diplomou-se em Cadeias Musculares e Articulares, método desenvolvido pela biomecanicista, fisioterapeuta e osteopata Godelive Denys-Struyf. Desde 1987 é professor do Institut des Chaînes Musculaires et Techniques GDS (ICTGDS). Em 1994, tornou-se colaborador e conferencista da Escola de Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo, em São Paulo.


Título: Cadeias posterolaterais – Cadeias Musculares e Articulares – Método GDSAutor: Philippe CampignionEditora: Summus EditorialPreço: R$ 68,80Páginas: 144ISBN: 978-85-323-0515-2Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890Site: http://www.summus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário