Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Como melhorar os concursos públicos



Oito questões sobre concursos públicos que precisam ser respondidas:


1 – A Constituição de 1988 tornou obrigatório, em seu artigo 37, o acesso ao serviço público e administração direta somente por meio de concurso. Por que, muitas vezes isso não é respeitado?


2 – O que falta para os concursos públicos serem regulamentados?

3 – Por que ocorrem casos de quebra de sigilo ou anulação de editais mal-formulados?

4 – O que se pode fazer em relação a concursos realizados e que os aprovados acabam não sendo convocados? (um exemplo: Prefeitura de Magé)

5 – O que se pode fazer com concursos anulados em que as partes entram em briga e os candidatos sequer conseguem a devolução da taxa? (Exemplo: Câmara Municipal do Rio e Coppe-UFRJ –organizadora)

6 – Como garantir aos candidatos que os programas e as regras dos concursos sejam divulgadas com antecedência, a fim de que possam realizar uma boa preparação?

7 – Por que muitos concursos da área civil não possuem a organização dos da área militar, cujas regras são definidas com bastante antecedência?

8 - Como fazer em relação a chamadas organizadoras de “fundo de quintal”, que muitas vezes ganham concorrência sem terem estrutura suficiente para realizarem exames de grande massa de candidatos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário