Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Visitas teatralizadas

Os Imperadores Justiniano e Teodora 
Apresentam o Antigo Palácio da Justiça  

No próximo sábado, dia 30/5, os imperadores bizantinos Justiniano, O Grande, e sua esposa, Teodora (interpretados pelos atores Andrêas Gatto e Amanda Grimaldi Lerias)voltam a apresentar o Antigo Palácio da Justiça e um pouco da história do Direito ao público em nova visita teatralizada.
Realizada de forma lúdica e informativa, a visita teatralizada é indicada para todas as idades, tem entrada gratuita e as senhas são distribuídas 15 minutos antes do início da visita, no foyer do antigo Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio, RJ). A apresentação integra o programa Por Dentro do Palácio, promovidas pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do ERJ (CCPJ-RIO).
O Roteiro
Durante a visita, os cicerones apresentam o Antigo Palácio da Justiça, relatam fatos da história do Rio e da Justiça brasileira e revelam um pouco sobre a sua própria trajetória. Assim, os visitantes descobrem, que Justiniano foi o autor do Corpus Juris Civilis, compilação de leis do direito romano que serviu de base para o sistema jurídico do Brasil, entre outros países, e que Teodora foi uma plebeia que se tornou imperatriz; conhecem a arquitetura e as funções do Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, a Biblioteca de Obras Raras.
Além das áreas históricas, o visitante também tem a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Cultural, como a Sala de Acervo de Figurinos do “Teatro na Justiça”, e a Sala Multiuso, projetada especialmente para receber peças de teatro, recitais de música, projeções de vídeos e construída na área que era o antigo calabouço do Palácio da Justiça.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário