Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 4 de maio de 2015

5 de maio - Livro Arte Contemporânea

No dia 5 de maio,terça-feira, às 17h30, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) das USP recebe o lançamento do livro Arte Contemporânea: preservar o quê? da professora Cristina Freire. A obra pretende discutir alguns instrumentos teóricos, metodológicos e informacionais relativos à exibição, documentação e preservação-restauração da arte contemporânea. Com a participação de conservadores-restauradores e teóricos do Brasil, Portugal e Espanha, o livro resulta de um seminário internacional, organizado por Cristina Freire em parceria com Humberto de Carvalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocorrido em outubro de 2014 no MAC .
A publicação inclui um Canteiro de obras, em que conservadores-restauradores e especialistas de diversas instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da USP; Instituto Itaú Cultural (SP); Instituto Rubens Gerchman (RJ); Universidade Federal do Rio de Janeiro e Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo foram chamados a apresentar estudos de casos com obras contemporâneas enfocando aspectos do trabalho de documentação, conservação-restauro, guarda e exibição a partir de obras escolhidas em diferentes acervos no intuito de problematizar (ou seria reinventar?) procedimentos e práticas a partir de impasses concretos enfrentados no cotidiano de importantes museus e instituições de arte no Brasil.
O evento ocorre no âmbito das Jornadas de Estudos Conceitualismos Latinoamericanos e traz como artista convidado o argentino Horacio Zabala. As inscrições podem ser realizadas pelo emailcursosmac@usp.br"> cursosmac@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-3559 e custam R$ 50,00, com isenção para alunos da USP. O lançamento do livro acontece no MAC Ibirapuera.
Mais Informações: (11) 3091-3559, email cursosmac@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário