Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 23 de maio de 2015

A Visita da Velha Senhora

O dinheiro pode comprar tudo? A peça "A Visita da Velha Senhora" provoca essa questão



http://www.tjrj.jus.br/documents/10136/2527893/upload_00006740/b0ec5acd-38dd-4830-bc46-5e2865312f7f?t=1432324567830
“Pode-se comprar tudo!”, afirma a personagem Claire Zahanassian, interpretada pela atriz Maria Adélia, na peça “A Visita da Velha Senhora”, promovida pelo Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) no programa “Teatro na Justiça”, desenvolvido há 15 anos no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ). É com essa convicção que a “Velha Senhora”, a mulher mais rica do mundo, chega à sua miserável cidade natal – Güllen – com a proposta de doar a seus habitantes R$ 1 bilhão em troca de justiça. O que acontece com os cidadãos de Güllen é a história contada pelo autor suíço Friedrich Dürrenmatt.
“A Visita da Velha Senhora” é uma história sobre vingança, corrupção e poder. Como dizer não a oferta de dinheiro que tiraria a cidade da miséria? Vale tudo por dinheiro, inclusive matar? Esses são os dilemas morais, tão comuns na sociedade contemporânea, vividos pelos empobrecidos cidadãos de Güllen, impingidos a cometer um crime a título de resolverem seus problemas financeiros.
O espetáculo completará em 2 de junho 50 apresentações, nos seus três primeiros meses de temporada, e tem sido muito bem recebido, tanto pelo público em geral como pela crítica especializada. O crítico Renato Mello, do “Botequim Cultural”, destacou a maneira como é conduzida a representação que gera uma enorme proximidade com o público: “Além dessa aproximação, existe uma intensidade e pungência arrebatadoras, que fazem de “A Visita da Velha Senhora” uma experiência fascinante para o público durante as duas horas em que é encenada”.
Ida Vicenza, crítica da Associação Internacional de Críticos de Teatro, referiu-se à forma como a peça é dirigida: "A direção de Sílvia Monte privilegia a ação, deslocando os personagens em constante emoção, sem necessidade de tempos mortos (...) Há, nesta montagem, soluções de grande originalidade, com movimentos de cena inspirados (...)".
Gilberto Bartolo, júri do Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro), sentenciou: "Todos os atores, sem qualquer exceção, em papeis de destaque ou em outros, de pequena projeção, na trama, fazem um trabalho digno de elogios (...)"
A temporada de “A Visita da Velha Senhora” acontece de segunda a quarta-feira, às 19h, na Sala Multiuso do CCPJ-Rio, entrada gratuita, com senhas distribuídas às 18h30. O CCPJ-Rio fica no Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29, Térreo, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário