Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 19 de maio de 2015

Rede estadual-RJ



Geração Bilíngue 2015 leva aluno da rede estadual para estudar Francês em Paris
O programa é uma iniciativa do Institut Français, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Consulado da França no Rio de Janeiro

O aluno Igor Martins dos Santos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio no Ciep – 449 - Governador Leonel de Moura Brizola, em Charitas, foi o grande vencedor do programa Geração Bilíngue 2015. Ele passará dez dias na França, com todas as despesas pagas, e terá a oportunidade de estudar a Língua Francesa, participar de atividades culturais, além de trocar experiências com estudantes de outros países.

Esse é o terceiro ano que o Institut Français, com o apoio da Embaixada e do Consulado da França, promove a viagem com o intuito de valorizar e incentivar o ensino bilíngue francófono no mundo inteiro. De 21 a 30 de julho, 50 jovens de diversos países participarão do programa, voltado para alunos com idade entre 16 e 18 anos; com fluência de nível intermediário (B1) na Língua Francesa; e que estejam cursando a 2ª série do Ensino Médio em unidades escolares bilíngues - que contem com o apoio do Instituto Francês, da Embaixada da França no Brasil ou do Consulado da França no Rio de Janeiro.

Ansioso com a viagem, o estudante Igor Martins dos Santos acredita que a experiência será única, principalmente por ter a chance de conhecer e conviver com estudantes de outros países. Segundo ele, a conquista foi resultado de muito estudo e comprometimento.

- Sou o único brasileiro a participar desta edição do programa. Será uma grande oportunidade. Além de conhecer outro país, terei a chance de aumentar o meu vocabulário em Francês e trocar experiências com pessoas de culturas, hábitos e religiões diferentes. Estou muito feliz! – contou.

No Brasil, mais de 70 alunos do Ciep 449 - Governador Leonel de Moura Brizola se inscreveram na pré-seleção, composta por entrevistas orais e produção e defesa de tese sobre o aquecimento global. As etapas foram realizadas na Língua Francesa.

O estudante ressaltou, ainda, que a viagem será importante para o seu futuro profissional.

- Esses dez dias na França também serão importantes para o meu currículo. Quero muito cursar Turismo ou Relações Exteriores e sei que essas experiências fora do país são fundamentais – destacou.

Serão sete dias em Paris e mais três nos Alpes Chamonix. A programação conta com oficinas para debates sobre a 21ª Conferência do Clima em 2015 (COP 21/Paris 2015) e o aquecimento global, discussões sobre os direitos humanos e a liberdade de expressão, além de visitas culturais e atividades esportivas - tudo praticado na Língua Francesa.

Todos os gastos com transportes internacionais e locais, estadia, aulas, visitas culturais e alimentação serão custeados pelo Instituto Francês, pela Embaixada da França no Brasil e pelo Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário