Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 16 de maio de 2015

Eleições em Natividade

Natividade realiza nova eleição neste domingo (17)

Os mais de 11.900 eleitores de Natividade, no Noroeste Fluminense, devem retornar às urnas neste domingo (17), para eleger um novo prefeito. O pleito será realizado porque o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou o prefeito eleito Marco Antonio da Silva Toledo, o Taninho (PSD), e o vice, Welington Nacif de Mendonça, o Welington da Volks (PSB), por abuso de poder econômico e captação e gasto ilícitos de recursos na campanha, decisão confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março deste ano. Como a Justiça Eleitoral anulou os 4.947 votos obtidos em 2012 pela chapa de Taninho, que representaram mais da metade (51,32%) dos votos válidos no pleito, a legislação prevê a realização de nova eleição direta para a Prefeitura.

Três candidaturas vão disputar as eleições deste domingo. A coligação "Natividade Merece Mais" lançou a prefeito Francisco José Martins Bohrer, o Chico da Saúde (PT), e a vice, Alan José de Souza Santos, o Alan Batata (PPS). Pelo Partido Social Democrático (PSD), concorre a chapa formada pelos candidatos a prefeito Eriques Lopes da Silva, o Mineirinho, e a vice, Jussara da Fonseca Suzano. A chapa da coligação "Natividade União e Paz" é liderada por Severiano Antônio dos Santos Rezende, o Severiano Neném (PRTB), e tem como vice Antônio Pedro Moreira Machado, o Pedro Caria (PSL)*.

O TRE-RJ já concluiu a preparação das 40 urnas eletrônicas, que serão utilizadas pelos 11.974 eleitores habilitados a votar neste domingo. Como a legislação prevê o fechamento do Cadastro de Eleitores a 151 dias do pleito, apenas podem votar os eleitores que se inscreveram ou transferiram o domicílio eleitoral para o município de Natividade até 17 de dezembro de 2014. Além disso, cerca de 140 mesários foram convocados para organizar o pleito nos sete locais de votação onde vão estar instaladas as 40 seções eleitorais.

Entenda o caso

Segundo o TSE, Taninho desvirtuou propaganda institucional e utilizou recursos públicos de forma desproporcional (mais de R$ 195 mil no período de agosto de 2011 a agosto de 2012) para financiar a divulgação, em diversos veículos de comunicação da região, de matérias que promoviam a sua candidatura e prejudicavam a de seu adversário, Francisco José Martins Bohrer, o Chico da Saúde (PT). A eleição terminou com uma diferença de apenas 255 votos em favor de Taninho.

* Retificação: por equívoco, divulgamos que o vice da coligação "Natividade União e Paz" era Robson Rodrigues Barreto, mas ele renunciou à candidatura, sendo substituído por Antônio Moreira Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário