Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Recadastramento biométrico

Rio tem 900 mil eleitores de 21 ZEs para serem atendidos

Moradores dos bairros de Copacabana, Leme, Centro e São Cristóvão estão entre os 907 mil eleitores de 21 zonas eleitorais que já podem fazer o recadastramento biométrico na Capital. Uma vez que o município do Rio de Janeiro possui 97 zonas eleitorais, o eleitor pode conferir se o procedimento realmente está sendo realizado pelo cartório eleitoral que atende o seu bairro. Basta acessar o link www.tre-rj.jus.br/consulta_biometria e informar o endereço ou o CEP da residência.

Nessas 21 zonas eleitorais e nos demais 17 municípios do interior o recadastramento ainda não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor vá fazer o recadastramento o mais breve possível, para evitar as filas que costumam se formar em anos de eleição e para viabilizar a votação com urnas biométricas nesses locais já em 2016. O uso da tecnologia biométrica torna as eleições mais seguras, ao identificar o eleitor pelas digitais e impedir que alguém vote no lugar dele.

Documentos necessários

Após confirmar se já pode fazer o recadastramento, o eleitor deve se dirigir à zona eleitoral que atende o bairro em que reside, levando documento de identidade original e dentro da validade, além de comprovante de residência atual. No caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de certidão de casamento ou documento que comprove a mudança dos dados, como uma sentença judicial. Homens maiores de 18 anos que forem tirar a título pela primeira vez devem levar também o comprovante de quitação militar. O horário de funcionamento das zonas eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário