Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 16 de maio de 2015

A importância do voto

Importância do voto é tema de palestra do TRE Vai à Escola em São Fidélis e São Gonçalo


Na próxima semana, quarta-feira, dia 20 de maino, o programa TRE Vai à Escola voltará a São Fidélis, desta vez ao Colégio Estadual Elvidio Costa. No último dia 14, o projeto foi apresentado no Colégio Estadual Montese. O recadastramento biométrico na cidade, iniciado em 9 de abril, foi destaque da palestra ministrada pelo juiz da 35ª ZE, Otavio Mauro Nobre. O magistrado aproveitou a oportunidade para divulgar a necessidade de os eleitores da cidade comparecerem aos cartórios para atualizar o cadastro eleitoral. “A participação dos jovens no processo eleitoral é importante. Não deixem de tirar o título. E avisem aos familiares sobre a biometria”, disse.

A relação entre cidadania e voto foi o destaque da palestra ministrada na sexta-feira (15) pela juíza da 36ª ZE, Denise Appolinária, no Colégio Municipal Castello Branco, em São Gonçalo. Para enfatizar a importância de valorizar o direito do voto, a magistrada transmitiu aos 80 alunos do ensino médio trechos do filme “Selma”, que trata da luta dos cidadãos negros no Alabama (EUA), em 1965, por direitos eleitorais igualitários, além da violência sofrida por eles. “O voto é uma conquista da democracia, não podemos desperdiçar esse direito”, disse a magistrada. 

Ela ressaltou que, na cidade de Selma, no Alabama, os negros possuíam legalmente o direito de voto, porém, na prática, estavam impedidos de votar pelo abuso de autoridades locais. “Atualmente práticas ilícitas exercidas por candidatos também dificultam o exercício de fato do voto. A Justiça Eleitoral existe para dar legitimidade às escolhas livres dos cidadãos, coibindo e punindo irregularidades e abusos”, explicou. 

Durante a palestra, os estudantes fizeram perguntas sobre a existência do voto de cabresto e troca de favores entre políticos. “A democracia é como nossa casa, temos que cuidar dela para que tenha pleno funcionamento. Existem retrocessos e cabe a nós zelar, por meio do voto, elegendo representantes dignos”, disse. “Infelizmente existem currais eleitorais, onde políticos buscam exercer influência sobre o voto por meios ilícitos. A qualidade da cidadania não depende apenas da Justiça, mas de todos que fiscalizam e cobram”, completou. Por fim, ela reiterou a importância do voto consciente. “Quem troca o seu voto por um benefício faz o mesmo que os maus políticos que trocam favores entre si mesmos”, avaliou.

O Corregedor eleitoral Marco Couto prestigiou a palestra do evento TRE Vai à Escola, representando o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Wagner Cinelli.

Projeto também foi a São Fidélis

No município de São Fidélis, onde o TRE Vai à Escola 

Nenhum comentário:

Postar um comentário