Importância do voto é tema de palestra do TRE Vai à Escola em São Fidélis e São Gonçalo
Na próxima semana, quarta-feira, dia 20 de maino, o programa TRE Vai à Escola voltará a São Fidélis, desta vez ao Colégio Estadual Elvidio Costa. No último dia 14, o projeto foi apresentado no Colégio Estadual Montese. O recadastramento biométrico na cidade, iniciado em 9 de abril, foi destaque da palestra ministrada pelo juiz da 35ª ZE, Otavio Mauro Nobre. O magistrado aproveitou a oportunidade para divulgar a necessidade de os eleitores da cidade comparecerem aos cartórios para atualizar o cadastro eleitoral. “A participação dos jovens no processo eleitoral é importante. Não deixem de tirar o título. E avisem aos familiares sobre a biometria”, disse.
Ela ressaltou que, na cidade de Selma, no Alabama, os negros possuíam legalmente o direito de voto, porém, na prática, estavam impedidos de votar pelo abuso de autoridades locais. “Atualmente práticas ilícitas exercidas por candidatos também dificultam o exercício de fato do voto. A Justiça Eleitoral existe para dar legitimidade às escolhas livres dos cidadãos, coibindo e punindo irregularidades e abusos”, explicou.
Durante a palestra, os estudantes fizeram perguntas sobre a existência do voto de cabresto e troca de favores entre políticos. “A democracia é como nossa casa, temos que cuidar dela para que tenha pleno funcionamento. Existem retrocessos e cabe a nós zelar, por meio do voto, elegendo representantes dignos”, disse. “Infelizmente existem currais eleitorais, onde políticos buscam exercer influência sobre o voto por meios ilícitos. A qualidade da cidadania não depende apenas da Justiça, mas de todos que fiscalizam e cobram”, completou. Por fim, ela reiterou a importância do voto consciente. “Quem troca o seu voto por um benefício faz o mesmo que os maus políticos que trocam favores entre si mesmos”, avaliou.
O Corregedor eleitoral Marco Couto prestigiou a palestra do evento TRE Vai à Escola, representando o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Wagner Cinelli.
Projeto também foi a São Fidélis
No município de São Fidélis, onde o TRE Vai à Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário