Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Professores da rede buscam formação continuada

Desenvolvimento profissional contribui para a qualidade do ensino


O professor é um dos principais responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, portanto, a formação e a qualificação continuada desses profissionais são fatores que contribuem para um ensino de qualidade e sólido desenvolvimento dos estudantes.

Essa concepção está cada vez mais presente entre os educadores da rede estadual de ensino. Atualmente, mais de 12 mil docentes contam com pós-graduação, lato e/ou stricto sensu, e cerca de 8 mil são bilíngues ou poliglotas.

Um exemplo de busca permanente pelo desenvolvimento profissional e intelectual atua no CE Marechal Souza Dantas, localizado no município de Resende, região Sul do estado. O professor da disciplina de Educação Física, Marcelo Guimarães Silva, é poliglota, mestre em Biomecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e está cursando doutorado, na mesma área, pela CAPES, em parceria entre a UNESP e a Université Joseph Fourier - Grenoble I, na França.

Para Marcelo, a intenção é investir na qualificação profissional e aplicar seus conhecimentos nas salas de aula.

- Meu objetivo é analisar o rendimento motor e principalmente postural dos alunos, após determinados esforços nas aulas práticas de Educação Física. Desta forma, teremos ferramentas importantes para encontrarmos o equilíbrio de carga dentro das aulas da disciplina e fazermos um trabalho mais qualitativo -, explicou.

O docente ainda menciona que esse trabalho com os alunos atinge outras áreas do conhecimento.

- Uma associação importante é em relação ao controle motor das tarefas práticas, que certamente afetarão o desempenho em disciplinas que exigem concentração e estudos mais aprofundados da teoria, como Língua Portuguesa e Matemática. Meu legado como professor é despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento -, completou.

De acordo o professor Cristiano Sant'Anna, que atua há 11 anos no CE Presidente Castelo Branco, em Mesquita, a formação continuada dentro da carreira do magistério é de suma importância para a qualidade do ensino.

- O nosso desenvolvimento profissional contribui para que possamos estar articulados com novas formas de ensinar, novas formas de aprender, facilitando o fazer pedagógico que, a cada dia, se transforma com o uso das tecnologias, ferramentas necessárias e imprescindíveis na contemporaneidade -, comentou Cristiano, que está cursando doutorado em Educação pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Fluente em Inglês e Francês, mestre e doutor em História, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o professor Jorge José Barros de Souza acredita que a formação é refletida diretamente nas salas de aula. O docente leciona no Ciep Leonel de Moura Brizola, localizado em Niterói, que é uma Dupla Escola de Ensino Médio Intercultural.

- Essa formação serve para um maior aprofundamento da relação professor-pesquisador, sobretudo diante dos novos desafios do mundo moderno, globalizado e multicultural. Esse conhecimento é aplicado em projetos que propõem aulas cada vez mais dinâmicas, orientadas para um maior enriquecimento dos conteúdos -, disse.

Jorge de Souza ainda adiantou que pretende continuar estudando, mesmo já tendo conquistado o título de doutor.

- Meu próximo objetivo é cursar o pós-doutorado em História, se possível, fora do Brasil -, acrescentou.

A Seeduc também incentiva a capacitação permanente dos profissionais da educação. Uma das suas metas é posicionar o Rio de Janeiro entre os estados com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para isso é essencial contar com educadores qualificados para conduzir o processo de ensino-aprendizagem.

Uma das oportunidades oferecidas pela Secretaria é a Formação Continuada para professores do Ensino Regular. Fruto da parceria entre a Seeduc e a Fundação Cecierj, o programa disponibiliza cursos de aperfeiçoamento, semipresenciais, com carga horária de 180 horas, podendo desdobrar-se em especialização. Podem participar docentes em efetiva regência, em turma do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Todo o curso é oferecido pela Seeduc, que ainda proporciona uma ajuda de custo de R$ 300.

Também são ofertados cursos de formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos; Programa de Residência Docente; MBA em Gestão Empreendedora; Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública; Programa de Formação em Gestão Escolar; entre outros. Desde 2011, essas formações já beneficiaram mais de 65 mil docentes. Os encontros presenciais acontecem na Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores de Educação do Estado do Rio de Janeiro e nos 20 polos de formação distribuídos pelo Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário