Desenvolvimento profissional contribui para a qualidade do ensino
O
professor é um dos principais responsáveis pelo processo
ensino-aprendizagem, portanto, a formação e a qualificação continuada
desses profissionais são fatores que contribuem para um ensino de
qualidade e sólido desenvolvimento dos estudantes.
Essa
concepção está cada vez mais presente entre os educadores da rede
estadual de ensino. Atualmente, mais de 12 mil docentes contam com
pós-graduação, lato e/ou stricto sensu, e cerca de 8 mil são bilíngues
ou poliglotas.
Um
exemplo de busca permanente pelo desenvolvimento profissional e
intelectual atua no CE Marechal Souza Dantas, localizado no município de
Resende, região Sul do estado. O professor da disciplina de Educação
Física, Marcelo Guimarães Silva, é poliglota, mestre em Biomecânica pela
Universidade Estadual Paulista (UNESP) e está cursando doutorado, na
mesma área, pela CAPES, em parceria entre a UNESP e a Université Joseph
Fourier - Grenoble I, na França.
Para Marcelo, a intenção é investir na qualificação profissional e aplicar seus conhecimentos nas salas de aula.
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Meu objetivo é analisar o rendimento motor e principalmente postural
dos alunos, após determinados esforços nas aulas práticas de Educação
Física. Desta forma, teremos ferramentas importantes para encontrarmos o
equilíbrio de carga dentro das aulas da disciplina e fazermos um
trabalho mais qualitativo -, explicou.
O docente ainda menciona que esse trabalho com os alunos atinge outras áreas do conhecimento.
-
Uma associação importante é em relação ao controle motor das tarefas
práticas, que certamente afetarão o desempenho em disciplinas que exigem
concentração e estudos mais aprofundados da teoria, como Língua
Portuguesa e Matemática. Meu legado como professor é despertar nos
alunos o interesse pelo conhecimento -, completou.
De
acordo o professor Cristiano Sant'Anna, que atua há 11 anos no CE
Presidente Castelo Branco, em Mesquita, a formação continuada dentro da
carreira do magistério é de suma importância para a qualidade do ensino.
-
O nosso desenvolvimento profissional contribui para que possamos estar
articulados com novas formas de ensinar, novas formas de aprender,
facilitando o fazer pedagógico que, a cada dia, se transforma com o uso
das tecnologias, ferramentas necessárias e imprescindíveis na
contemporaneidade -, comentou Cristiano, que está cursando doutorado em
Educação pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
Fluente
em Inglês e Francês, mestre e doutor em História, pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o professor Jorge José Barros de Souza
acredita que a formação é refletida diretamente nas salas de aula. O
docente leciona no Ciep Leonel de Moura Brizola, localizado em Niterói,
que é uma Dupla Escola de Ensino Médio Intercultural.
-
Essa formação serve para um maior aprofundamento da relação
professor-pesquisador, sobretudo diante dos novos desafios do mundo
moderno, globalizado e multicultural. Esse conhecimento é aplicado em
projetos que propõem aulas cada vez mais dinâmicas, orientadas para um
maior enriquecimento dos conteúdos -, disse.
Jorge de Souza ainda adiantou que pretende continuar estudando, mesmo já tendo conquistado o título de doutor.
- Meu próximo objetivo é cursar o pós-doutorado em História, se possível, fora do Brasil -, acrescentou.
A
Seeduc também incentiva a capacitação permanente dos profissionais da
educação. Uma das suas metas é posicionar o Rio de Janeiro entre os
estados com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB),
para isso é essencial contar com educadores qualificados para conduzir o
processo de ensino-aprendizagem.
Uma
das oportunidades oferecidas pela Secretaria é a Formação Continuada
para professores do Ensino Regular. Fruto da parceria entre a Seeduc e a
Fundação Cecierj, o programa disponibiliza cursos de aperfeiçoamento,
semipresenciais, com carga horária de 180 horas, podendo desdobrar-se em
especialização. Podem participar docentes em efetiva regência, em turma
do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Todo o
curso é oferecido pela Seeduc, que ainda proporciona uma ajuda de custo
de R$ 300.
Também
são ofertados cursos de formação continuada para professores da
Educação de Jovens e Adultos; Programa de Residência Docente; MBA em
Gestão Empreendedora; Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da
Educação Pública; Programa de Formação em Gestão Escolar; entre outros.
Desde 2011, essas formações já beneficiaram mais de 65 mil docentes. Os
encontros presenciais acontecem na Escola de Aperfeiçoamento dos
Servidores de Educação do Estado do Rio de Janeiro e nos 20 polos de
formação distribuídos pelo Estado.
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