Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Octavio Paz y la Política

Do USP Online, com informações da Divisão de Comunicação do IEA
No dia 31 de julho, às 11h30, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com o Colégio do México, promove a conferência Octavio Paz y la Política. Ministrada pelo historiador Francisco Javier Garciadiego Dantán, presidente do Colégio do México, a conferência é uma homenagem ao centenário do nascimento de Octavio Paz Lozano (1914-1998), importante poeta e ensaísta mexicano, reconhecido internacionalmente como um dos maiores pensadores da América Latina no século XX.
Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1990, o único concedido a um escritor nascido no México, Octavio Paz promoveu em seus ensaios amplas reflexões sobre a política mexicana e seu contexto internacional. Editor, tradutor e diplomata, foi autor de obras como “El Laberinto de la Soledad” (1950), “Posdata” (1969), “El Ogro Filantrópico” (1978), “Tiempo Nublado” (1983) e “Pequeña Crónica de Grandes Días” (1990).
Celso Lafer, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), será o debatedor do encontro. Professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP e membro da Academia Brasileira de Letras, Lafer foi aluno de Octavio Paz na Universidade Cornell (EUA) e, junto a Haroldo de Campos, organizou a primeira antologia de ensaios do escritor mexicano publicada no Brasil, um marco para a difusão da obra de Octavio no país.
Jorge Schwartz, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e diretor do Museu Lasar Segall, e Carlos Guilherme Mota, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, serão responsáveis por mediar o encontro, que é gratuito e aberto ao público. Serão emitidos certificados aos participantes presenciais.
O local é a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, edifício FEA 1, Sala Ruy Leme (E-203), localizada na Av. Prof Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a transmissão ao vivo do evento pela web.
Mais informações: (11) 3091-3922, e-mail leila.costa@usp.br, site  http://www.iea.usp.br/eventos/eventos-gerais/octavio-paz-y-la-politica

Nenhum comentário:

Postar um comentário