Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Festival Vale do Café

De 7 a 27 de julho acontece o Festival Vale do Café, que promove espetáculos e concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas históricas da região do Vale do Paraíba. Este ano, o grande homenageado do evento, que está em sua 12ª edição, é o músico baiano Dorival Caymmi. Abrindo a programação das fazendas, com a apresentação da pianista Bianca Gismonti, está o Hotel Fazenda Florença, em Conservatória (distrito de Valença/ RJ).

Para encantar ainda mais o público, levando a atmosfera da Bahia para a fazenda, haverá um sarau teatral e musical batizado de “Caymmi e o Vale do Café”, que mostrará três passagens do músico pela região, sendo a primeira com apenas 24 anos, no ano de 1938. “Nesta ocasião, os amigos Dorival Caymmi e Jorge Amado, que moravam no Rio de Janeiro, vieram a Sebastião Lacerda (distrito de Vassouras), visitar o amigo Carlos Lacerda, que estava passando uma temporada na casa da sua família. Durante este encontro, os três amigos compuseram uma  bela música em parceria, ‘Beijos pela Noite’”, conta o proprietário do hotel e idealizador do sarau, Paulo Roberto dos Santos, lembrando que, na apresentação, vários personagens estarão recebendo Dorival com trajes e chapéus de época.

Anos depois, em 1985, o artista foi à cidade de Valença para ser padrinho de casamento de um amigo e, em 1994, foi a Conservatória especialmente para ser homenageado pelos Seresteiros de Conservatória. Seguindo a tradição, inaugurou uma placa gravada com o nome da música "Beijos pela Noite”. Essa passagem será lembrada no sarau, quando músicos seresteiros cantarão algumas canções consagradas.

E como o baiano foi um dos autores que mais enalteceu as tradições brasileiras, o grupo de Jongo da Florença também se apresentará dançando para homenageá-lo.  “Ainda fará parte do cenário uma escultura em papel em tamanho natural do próprio Dorival já octogenário, dando sua bênção, de autoria do artista plástico Henrique Resende”, afirma Paulo Roberto.

Os sabores da Bahia também estarão presentes neste dia, aproximando mais o público da cultura e gastronomia da região. O brunch “Um banquete para Dorival Caymmi”, assinado pela pesquisadora de gastronomia histórica Ana Roldão, terá iguarias baianas inspiradas nas preferências alimentares do artista como empadinhas de bobó de camarão, acarajé, croquetes de xinxim de galinha, quindins de iaiá, entre outros. “Essas delícias permitirão que os comensais façam uma viagem no tempo e no gosto de Caymmi”, diz Ana Roldão.
Hotel Fazenda Florença: Estrada da Cachoeira, 1.560, Conservatória, Valença. Telefone: (24) 2438-0124. Site: http://fazendasdoimperio.com.br/
Sobre o festival: http://festivalvaledocafe.com/






Nenhum comentário:

Postar um comentário