Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 30 de julho de 2014

CE Walter Orlandini



Teatro do CE Walter Orlandini participa de Festival em Paty de Alferes
Unidade incentiva atividade teatral como forma de socialização e melhora no rendimento escolar

Ex-alunos do Colégio Estadual Walter Orlandini, em São Gonçalo, e integrantes do grupo teatral Expressarte Verbalizando estão de malas prontas para mais um desafio no palco. O destino é a Aldeia Arcozelo, em Paty do Alferes, onde participarão, no dia 30 de julho, do 36º Paschoalino da FETAERJ – festival de teatro que acontece na cidade. O grupo, que concluiu o Ensino Médio ano passado, busca novos rumos também nas artes cênicas e foi selecionado com uma peça escrita, dirigida e interpretada por eles.

Os colegas Michael Alves dos Santos, Jéssica Carolina Barreto Sodré e Amanda Machado Ferreira se reuniram para levar ao palco “Oliveiras”, espetáculo que retrata a relação entre pais e filhos e seus conflitos.

O texto é de Michael e a direção de Jéssica. Em cena, tanto Michael quanto Amanda interpretam dois personagens, um feminino e outro masculino, recriando um casal e seus dois filhos que tentam entender os diferentes sentimentos que predominam em suas relações. A apresentação será no Teatro Renato Viana.

Jéssica, que hoje cursa Letras na Uerj,  conta que eles decidiram gravar a peça e enviar para o festival, mas sem muitas esperanças.

– É um festival importante e muitos querem participar. Vamos concorrer com vinte grupos – explica, lembrando que será o seu segundo trabalho em direção.

Michael resume a experiência de ver seu texto aprovado para o festival como uma nova etapa na sua carreira. Atualmente, ele faz curso de figurino para teatro e acha importante participar das várias etapas da criação de um espetáculo.

- Sempre atuei, e essa é a primeira peça que eu escrevo. Acho que a responsabilidade é ainda maior. Vamos nos apresentar para um público maior do que o do nosso teatro e, no dia seguinte, haverá um debate sobre o nosso trabalho, o que gera uma grande expectativa. Já estou me preparando para as críticas – adianta.

O vínculo com CE Walter Orlandini ainda permanece. Agora, os jovens atores orientam os novatos na arte de representar.

– A escola tem na comunidade os seus atores, o seu público, o seu motivo para existir. Nossos jovens seguem novos rumos na vida estudantil e profissional, mas, mesmo os que não seguem a carreira artística,  continuam entre nós, prestigiando os mais novos – explica o coordenador do grupo, o animador cultural Fernando Mattos, também ex-aluno do colégio.

Além da participação em peças encenadas na escola durante todo o Ensino Médio, os três estudantes têm na bagagem atuações de causar inveja a muito profissional: uma opereta idealizada para a 1ª Semana de Arte das Escolas Estaduais de 2013 deu a eles a oportunidade de se apresentarem no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Tendo como base a 9ª sinfonia de Beethoven, o espetáculo - concebido sob a orientação de profissionais, como o maestro Maurílio Costa, o violinista e arranjador Glauco Fernandes, e o coreógrafo Eric Frédéric - teve início com o Coro di Bocca Chiusa da ópera Madame Butterfly, de Puccini, mesclando canto e dança.


O teatro na escola

Desenvolver o espírito crítico dos alunos e estimular o aprendizado de várias disciplinas, a criatividade, a coordenação, a memorização e a socialização são alguns dos benefícios que o teatro pode levar aos estudantes. Com essa proposta, o Colégio Estadual Walter Orladini apoia o projeto do grupo Expressarte Verbalizando, que há 10 anos encena peças, no teatro da escola, para a comunidade de São Gonçalo. Os alunos atuam, dirigem, participam da criação dos figurinos, da cenografia, da iluminação e da trilha sonora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário