Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Projeto #PartiuUniversidade

​Seeduc lança projeto que estimula o ingresso dos alunos no Ensino Superior
Para estimular o ingresso dos alunos da rede estadual no Ensino Superior, a Secretaria de Estado de Educação lançou o projeto#PartiuUniversidade, que funcionará como um guia durante o processo de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Vestibulares.
Cada unidade escolar terá que indicar um ponto focal (coordenador pedagógico, orientador educacional ou docente), que ficará responsável por receber e disseminar as informações referentes às avaliações: cronogramas, inscrições, políticas afirmativas, dicas de estudos, entre outras. Além disso, as escolas irão disponibilizar os laboratórios para que os alunos que não têm acesso à internet possam efetuar inscrição.
A cada etapa das seleções, a Superintendência Pedagógica da Seeduc enviará lembretes, informações e recursos para orientar a participação dos estudantes. Além da formação de grupos de estudos, serão disponibilizadas questões de vestibulares e concursos públicos de edições anteriores.
Na terça-feira (02/06), as escolas da rede estadual se mobilizaram, a fim de somar esforços no acompanhamento das inscrições para o Enem 2015, que terminam nesta sexta, dia 5 de junho. A nota obtida na avaliação é usada como critério de acesso à Educação Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas; e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação nas instituições privadas. Estudantes maiores de 18 anos também podem obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem (basta informar no ato da inscrição).  
O Enem
A rede estadual do Rio obteve médias superiores à do país em todas as áreas de conhecimento no Enem/2013. Na média geral da prova, o Rio de Janeiro também subiu uma posição, em comparação com 2012, ficando com o 4º melhor desempenho.
A participação das escolas tem aumentado anualmente em todo o país. Na rede pública estadual, o número de unidades escolares com resultados divulgados também foi superior ao ano anterior. Em 2013, foram 508 escolas, contra 339 em 2012, ou seja, 169 escolas a mais (cerca de 50%).
Entre as escolas divulgadas, a taxa média de participação dos alunos também cresceu. Na rede estadual fluminense, em 2013, o acréscimo foi de cinco pontos percentuais em relação a 2011 (60% contra 65%), seguindo a tendência dos estados mais populosos da Região Sudeste e a tendência geral de crescimento no Brasil. Em números absolutos, em 2013, foram 39.117 alunos participantes, 27% a mais que em 2012, que contou com a participação de 30.812.
Em cada área de conhecimento, as escolas públicas fluminenses permaneceram entre as que obtiveram o melhor desempenho. Em Redação, por exemplo, o Rio manteve o seu nível e classificou-se novamente em 2º lugar entre as redes estaduais do Brasil. Isso indica que o Rio se firmou em uma posição de liderança entre as redes estaduais de Ensino Médio do país.
Enem 2015
As inscrições para o exame já estão abertas e prosseguem até esta sexta, dia 5 de junho. Para participar, o aluno deve acessar o endereço eletrônicowww.inep.gov.br/participantes.

Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio deverá acontecer nos dias 24 (sábado) e 25 (domingo) de outubro e será composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação (dissertativa/o tema proposto geralmente aborda assuntos relacionados a acontecimentos da atualidade). A taxa de inscrição é de R$ 63, mas os estudantes das redes públicas, que estão cursando o último ano do Ensino Médio, estão isentos.
Mais informações podem ser obtidas no portal ou junto à direção da unidade escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário