Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Erradicaçao do sub-registro

Juízes e assistentes sociais participam de treinamento 

Juízes das varas da Baixada Fluminense e assistentes sociais da Secretaria de Serviço Social de Belford Roxo participaram na segunda-feira, dia 15, de treinamento, com foco na erradicação do sub-registro, para participarem da Ação Social de Belford Roxo, que acontecerá no dia 20 de junho.
O treinamento promovido pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) apresentou o Plano Nacional de Erradicação do Sub-Registro, que objetiva realizar ações articuladas e visando a erradicação do sub-registro e à ampliação do acesso à documentação civil básica.
A coordenadora de Ações de Sub-Registros do TJRJ, juíza Rachel Crispino, que ministrou o treinamento para os magistrados, acredita que a iniciativa é  fundamental para capacitação de novos voluntários para lutar contra o problema.
“O número de juízes que participaram voluntariamente do treinamento foi muito bom. Nossa proposta é que se promovam novos encontros com juízes para capacitação dos voluntários que queiram trabalhar visando a erradicação do sub-registro.  A tendência é que, havendo muitas frentes de ações sociais, muita gente sem acesso à documentação básica procure essas informações. Existe uma perspectiva que os juízes da Justiça Itinerante também façam uma capacitação dessa natureza”, avaliou a juíza.
Responsável pelo treinamento das assistentes sociais, a chefe do Serviço de Promoção à Erradicação do Sub-Registro e Busca de Certidões, Lívia Marinho, acredita que a participação das voluntárias vai contribuir para o sucesso da ação social do dia 20 de junho.
“As assistentes sociais participaram do treinamento, onde explicamos qual seria o foco do trabalho. Elas tomaram ciência sobre o fluxo de atendimento e como poderão auxiliar, não só entrevistando a população, como também nas salas de audiência, prestando apoio aos juízes. A ideia é que, a partir das audiências, elas encaminhem as pessoas atendidas aos serviços públicos de saúde, de educação e, até mesmo, dos serviços de assistência social que, muitas vezes, por falta de documentação, elas não têm acesso. A receptividade foi excelente. Vão participar da ação social 15 assistentes sociais e mais cinco pessoas da diretoria da secretaria, todas como voluntárias”, frisou Lívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário