Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 6 de junho de 2015

Conservação da Biodiversidade - 11 de junho

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da USP (BioComp) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP convidam para o Seminário A agenda internacional da conservação da biodiversidade e o papel do Brasil.
O evento será realizado no dia 11 de junho, das 10 às 13 horas, no Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP, na Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa 3, número 71, Cidade Universitária, São Paulo (veja neste endereçoum mapa do local).
Discutir formas de conciliar a conservação e o uso sustentável da biodiversidade é cada vez mais urgente em função das diversas pressões antrópicas, às quais se soma agora a das mudanças climáticas. O Brasil tem uma posição de destaque nesse cenário, seja pelas extensas áreas naturais e pela (mega) diversidade biológica que possui e pelas quais tem a responsabilidade de zelar, seja ainda por ter desempenhado papéis relevantes em diversas ocasiões no cenário internacional sobre o meio ambiente.
O painel vai oferecer uma oportunidade ímpar para essa discussão com convidados de renome que oferecerão, como ponto de partida, uma atualização das agendas dos principais organismos internacionais, como a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Plataforma Intergovernamental em Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES) da ONU.
Quais as implicações para o Brasil e que ações que se espera do país? Qual o papel da Universidade nesse contexto? Esses são alguns possíveis pontos a serem debatidos durante o evento. A abertura será realizada pelo pró-reitor de Pesquisa da USP, professor José Eduardo Krieger, e o professor Antonio Mauro Saraiva, pró-reitor Adjunto de Pesquisa da USP e coordenador do BioComp.
O evento contará ainda com a presença do secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) da Organização das Nações Unidas (ONU), Braulio Ferreira de Souza Dias, que ministrará a palestra “Desafios e oportunidades da agenda da CDB no atual contexto do desenvolvimento sustentável e das mudanças climáticas”.
Já o professor Carlos Alfredo Joly, do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas (Unicamp), coordenador do Programa Biota/FAPESP, e membro do Multidisciplinary Experts Panel (MEP) da Plataforma Intergovernamental em Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES), vai abordar o tema “O Programa de Trabalho do IPBES e a CDB”.
Haverá ainda debate com membros do painel, contando com a participação de José Goldemberg, reitor da USP na gestão 1986 – 1990, e professor emérito do Instituto de Energia e Ambiente (IEE); Jacques Marcovitch, reitor da USP na gestão 1997 – 2001, e professor colaborador do Instituto de Relações Internacionais e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP; e do professor José Pedro de Oliveira Costa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
O programa completo está disponível neste link.
As vagas são limitas e as inscrições devem ser feitas neste endereço. Haverá transmissão por IPTV-USP (Link estará disponível em www.biocomp.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário