Belmira Brondani - Rio - Com uma disputa acirrada, a Escola Sesc de Ensino Médio inicia no dia 22 de agosto a seleção de candidatos inscritos em todo o país no concurso que selecionará novos alunos para ingresso em 2011. Há 29 inscritos para cada vaga.
Ao todo foram confirmadas 4.682 inscrições. A avaliação dos candidatos inclui prova objetiva - com questões de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História Geografia, redação, além de dinâmicas e entrevistas. A lista dos 159 aprovados sai em novembro.
O Rio de Janeiro foi o estado que registrou o maior número de inscrições: 1.263. Seguido do Rio Grande do Sul (407) e do Acre (361). Entre outros estados destacam-se Bahia (279), Paraná (245) e Goiás (206).
O campus da Barra da Tijuca da Escola Sesc de Ensino Médio funciona desde 2008. A instituição é uma escola-residência, que atende a estudantes de todo o país. Inaugurada em 19 de fevereiro de 2008, com 176 alunos, hoje a unidade funciona com sua capacidade máxima: 500 alunos que compõem as três turmas do Ensino Médio. Este ano, a Escola terá a sua primeira formatura, referentes aos alunos da classe 2008.
PROPOSTA PEDAGÓGICA - As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 14 e 18 anos. O projeto pedagógico da Escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional. O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse em diversos espaços externos ou internos da Escola, tais como: Centro de Liderança, Teatro, Laboratórios, Oficinas, Salas de Artes, Música e Dança, Biblioteca e Complexo Esportivo.
Por intermédio de uma parceria com o Senac, os alunos têm acesso a cursos de qualificação profissional. Essa atividade proporciona aos estudantes o conhecimento prático de diversas carreiras, auxiliando na descoberta de suas aptidões e na escolha de uma futura profissão.
ESTRUTURA -
A Escola Sesc de Ensino Médio ocupa uma área de 130 mil metros quadrados. O campus é totalmente informatizado, projetado para ser um ambiente wireless (rede de comunicação sem fio). Os estudantes moram na Vila Acadêmica, composta por quatro prédios, dois para alunos e dois para alunas. Os quartos são compartilhados por três estudantes. Nos andares há ainda salas de estudo e copas de apoio e em cada um reside um professor com sua família.
Os demais membros do corpo docente da Escola moram com suas famílias na Vila dos Professores. O campus conta ainda com teatro, biblioteca, ginásio coberto, quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol, sala de dança, ginástica, e musculação.
No projeto arquitetônico da Escola houve uma preocupação especial com o aspecto socioambiental. Um exemplo é o canal coletor de água, para o uso nos jardins e na limpeza do campus. No piso dos corredores, as tábuas de madeira foram substituídas por tábuas ecológicas, feitas de plástico reciclado. O projeto previu ainda o teto verde, um jardim de vegetação rasteira sobre o telhado que ameniza a temperatura no interior da construção.
A Escola SESC de Ensino Médio foi idealizada pelo presidente da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos. O projeto foi estudado durante sete anos, período em que o conselho consultivo da Escola fez pesquisas em instituições educacionais de países como Cuba e Estados Unidos.
Mauricio Figueiredo
Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário