“Me matriculei em um curso de Língua Estrangeira aos sábados, com alegação de que só tinha disponibilidade de estudar nesse dia. A gerente informou que a turma ainda seria formada e dependeria do número de alunos e por isso, por ser um dos primeiros me ofereceu um desconto. Venho estudando há alguns anos no curso. Nessa fase final tenho encontrado dificuldades. Fui reprovado pela segunda vez. Na renovação da matrícula disseram que não há mais turmas aos sábados e que teria de estudar no meio da semana e que meu desconto estava cancelado. Podem agir assim?” (Ernane Gouvêa – Flamengo)
Resposta – Há duas coisas a serem consideradas e de forma subjetiva. Podem agir assim? Acredito que não. No mínimo estão sendo deselegantes com você, pois, aceitaram que se matriculasse aos sábados sem expor qualquer limite de tempo para a conclusão do curso – o que já caracteriza uma falha. Em segundo lugar, não deixaram claro a possibilidade de você deixar de cursar aos sábados por falta de alunos. São questões que você – se achar conveniente – deve verificar em órgãos do tipo Procon.
Do ponto de vista didático. Você poderia considerar se o estudo no meio da semana seria mais benéfico. Talvez ou seu rendimento não venha sendo suficiente, em virtude da falta de continuidade no meio da semana. Normalmente, as aulas aos sábados são dadas de forma intensiva, com o aluno vendo de uma vez só mais de uma aula do livro adotado e com grande carga de informações. Se ao invés do intensivo, você tiver duas aulas semanais, haverá possibilidade de absorver bem os conteúdos.
Já ouvimos muito a máxima de Sartre de que “o inferno são os outros”. Muitas vezes, isso não resolve, apesar de verdadeiro. Temos de considerar também que, muitas vezes, “o inferno somos nós mesmos.” Problemas com cursos, professores, patrões, colegas, familiares, você sempre encontrará. O importante é refletir bem e ver a melhor forma de você obter os resultados esperados. Por melhor que seja o curso, 99% dos resultados dependerão, exclusivamente, de você. Isso vale para cursos de informática, escolas, academia de dança, academia de ginástica, etc. Vá a luta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário