Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mais racismo 2

Mais uma Aprovação Automática para a leitora Liseane Morosini, que aborda nosso registro (ver postagens anteriores) sobre o racismo brasileiro:


"Oi, Maurício. Cheguei ao blog via Comunique-se e acho muito pertinente esse comentário. Na Copa de 2006, não houve um só negro ou oriental na tal seleção de musos (arghh!). Nessa, a incontestável presença do Drogba fez com que ele aparecesse como candidato e creio que um coreano. A entrada de rol nesse time se dá também por conta da exibição dos atributos físicos quando fez parte de um anúncio. Acho que devemos, sim, levantar essa bola e pedir mais diversidade nessas votações que trazem unicamente da panela que está na redação. Gosto não se discute, ok. Mas acredito que enquanto o jornalista não entender a sua função social vai continuar reforçando esse apartheid e achando que ele só existiu lá do outro lado do continente. Abs. Liseane"



Resposta - Tenho enfatizado a questão do racismo no Brasil, pelo fato de muitos setores, inclusive a imprensa, tentar minimizar esse grave problema de nossa nacionalidade. Pela própria deformação educacional da maioria, pois nosso sistema marginaliza o continente africano, poucos têm consciência de nosso país conter a maior população negra do mundo, só perdendo para a Nigéria, país africano com cerca de 150 milhões de habitantes. Apesar desse fato, os negros brasileiros possuem pouca visibilidade em vários campos importantes do segmento social, em especial a universidade e os cursos de maior status.

Nenhum comentário:

Postar um comentário