Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Unidade promove cursos de formação


Escola de Aperfeiçoamento da Seeduc atrai servidores da rede estadual

Com diversas ações em seu planejamento anual, a Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores de Educação do Estado do Rio de Janeiro, localizada no Andaraí, atendeu, nos últimos dois anos de atuação, a aproximadamente 65 mil servidores da rede. Inaugurada em fevereiro de 2012, o espaço é um dos projetos da Seeduc de valorização dos profissionais da área, com cursos de formações; palestras; oficinas; entrevistas de Mobilidade Interna; reuniões e treinamentos.
Passaram pelos cursos de formações - divididos nos polos de Ensino, Gestão e Administrativo - cerca de 45 mil servidores, entre eles professor, agente pessoal, secretário escolar, diretor de escola, diretor regional e funcionários da sede administrativa da secretaria. Além dessas atividades, a Escola Seeduc conta com o curso de formação continuada para todos os docentes, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos. 
O espaço também incorpora no seu planejamento projetos culturais, nos quais estão inclusos atividades de verão e ações do Mês do Professor. A primeira acontece nos meses de janeiro e fevereiro, com cursos de curta duração, apresentações e exposições artísticas; a segunda - realizada no mês de comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro) - promove um canal de troca de experiências, onde o próprio servidor se apodera dos espaços, ofertando a seus colegas palestras e oficinas.
Nas Atividades de Verão deste ano, foram oferecidas cerca de 40 ações, entre elas, curso básico de Excel e Power Point; oficinas de literatura africana e sarau; palestras sobre finanças pessoais e mercado de trabalho. Aproximadamente 520 professores participaram.
- Essas atividades são oferecidas pelo professor, para o professor. Trabalhamos a valorização profissional e, com a troca de experiências, agregamos valor. Isso ocorre no espaço de tanto tempo sonhado, destinado ao servidor da Educação, que é a Escola Seeduc - afirmou Cléa Martins, responsável pela Escola de Aperfeiçoamento.
Para celebrar a data e dar início à programação especial ao Dia do Professor, a Escola Seeduc realizou na última segunda-feira (13/10), das 14h às 16h, a palestra “Além dos muros da escola”. A ação ocorreu, simultaneamente, em todas as Regionais, com participação de professores, diretores e coordenadores de escolas da rede.
- Já recebemos retorno de várias Regionais se manifestando quanto ao sucesso da palestra e devido a isso, estamos estudando a possibilidade de outro projeto simultâneo ainda este ano - disse Cléa.
A série de atividades acontecerá até o fim do mês de outubro. Entre elas, haverá, nesta sexta-feira (17/10), das 14 às 16h30, uma sessão de cinema com debate sobre o filme “Pro dia nascer feliz”. No dia 29, será a vez das palestras “Tópico de Mídias com abordagem em redes sociais na sala de aula”, das 10h às 13h, e “Boas práticas nas Escolas Públicas – Qual o papel do professor”, das 14h às 16h.

fotos: Marcia Costa/Seeduc (fachada) e divulgação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário