Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Concurso Jovens Senadores



Aluno da rede vence etapa estadual
Escolas de todo o estado participaram da 7ª edição da competição

Com o título “Remodelando valores”, a redação do estudante Matheus Valle Sottani foi a vencedora da etapa estadual do Programa Jovens Senadores 2014.  O aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Ciep 299 Julio Caruso, em Volta Redonda, elaborou o texto de acordo com o tema deste ano: “Se eu fosse senador”.

O jovem de 19 anos, que mora em um bairro distante do colégio e precisa pegar até duas conduções para chegar ao local, frisou o quanto o resultado foi importante para seus colegas que fazem parte da EJA.

- A minha conquista mostrou para meus amigos que fazer parte de uma turma de jovens e adultos não significa ser diferente ou inferior a ninguém. Nós tivemos uma segunda chance e, por meio disso, podemos chegar onde quisermos. Todos somos capazes – comentou.

Matheus, que pretende seguir a carreira de jornalista, falou, ainda, sobre a oportunidade de representar sua escola em um concurso de nível nacional e da importância da professora de Língua Portuguesa, Bernadete Aparecida, nessa conquista.

- Estou feliz e orgulhoso de poder tornar o nome da minha escola conhecido. Devo tudo que conquistei a minha professora, que acreditou no meu potencial e investiu em mim – completou.

Segundo Bernadete, que sempre trabalhou com alfabetização e desde 2013 se tornou agente de leitura da unidade escolar, Matheus gosta muito de ler e escrever e se tornou exemplo para os outros estudantes da instituição.

- Me sinto realizada. Às vezes, nossos jovens não acreditam em seu potencial, principalmente se tratando de uma classe de jovens e adultos. Mas ele mostrou que todos são capazes – disse.

Reni Maria Garuti, diretora geral da unidade escolar, falou sobre a conquista do estudante.

- Quando olhei no site oficial do programa fiquei muito feliz. Esse resultado contribuiu para a autoestima de todos os nossos alunos da EJA, que estão motivados a participar de outros concursos. Essa conquista é fruto do trabalho dedicado da professora Bernadete, que há 21 anos leciona em nossa escola – concluiu.

Assim como o aluno fluminense, os representantes das outras federações brasileiras participarão da premiação do Programa Jovens Senadores 2014 no dia 18 de novembro, em Brasília.  Cada estudante terá sua dissertação publicada em um livreto e será contemplado com um notebook, certificado de classificação e medalha. Os jovens que representarão os 27 estados do país passarão cinco dias na capital federal e terão a oportunidade de conhecer, na prática, o trabalho de um senador.

Sobre a EJA

A proposta do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi elaborada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), e implantada em 2013 no estado.

A EJA Ensino Médio utiliza metodologia e currículo específicos para jovens e adultos, com material didático próprio e recursos multimídia. Os professores também recebem formação específica. O curso tem duração de dois anos, e é dividido em quatro módulos, um por semestre. Dois módulos têm disciplinas com ênfase em Humanas e os outros dois com ênfase em disciplinas das Ciências da Natureza.
Crédito da foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário