Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Colégio Estadual Marinheiro João Cândido



Seeduc e Seap inauguram escola em presídio de Niterói

Na manhã de quinta-feira (2/10), as secretarias de Estado de Educação (Seeduc) e de Administração Penitenciária (Seap) inauguraram o Colégio Estadual Marinheiro João Cândido, na Penitenciária Vieira Ferreira Neto, em Niterói. A escola conta com quatro salas de aula, cujos nomes homenageiam grandes educadores (Paulo Freire, Frei Beto, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira), e laboratório de informática, com dez computadores. 

- Hoje, inauguramos a 26ª escola prisional do estado. É nosso dever oferecer uma educação pública de qualidade a todos os cidadãos, inclusive aos privados de liberdade. Em nome do secretário Wilson Risolia, parabenizo toda a equipe diretiva da unidade e desejo sucesso nessa nova etapa – disse Maria Minerva de Medeiros, superintendente de Gestão das Regionais Pedagógicas. 

A unidade conta com 88 alunos matriculados, sendo 64 no primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e 24 no segundo segmento (6º ao 9º ano). O diretor da Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas (Diesp), Robson Lage, ressaltou a importância da Educação no processo de ressocialização.

- A Educação é o melhor caminho para a reinserção social e profissional.  Ela é capaz de criar a consciência e fazer com que o carcerário se comprometa com a mudança da sua história. Aproveitem a oportunidade! A equipe escolar está motivada e dará todo o apoio necessário – destacou, direcionando-se aos estudantes.

A diretora do CE Marinheiro João Cândido, Edjelma Virgínia de Oliveira, falou sobre o desafio de estar à frente da direção da unidade.

- Estamos preparados para desenvolver um excelente trabalho e conquistar nosso principal objetivo, que é a reintegração dessas pessoas que estão privadas de liberdade ao convívio social.  Já dizia Paulo Freire: ‘Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda’ – disse a diretora.
Foto: Marcia Costa/Seeduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário