Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Professores de Química e Física

Aulas práticas para desmistificar as disciplinas

Basta o professor de Química, Jackson Machado, do Colégio Estadual Júlia Kubitschek, adicionar um pouco de hidróxido de sódio à água em um tubo de ensaio para que os alunos entendam o que é uma reação exotérmica, ou seja, que libera calor. Assim como nessa unidade escolar localizada no Centro do Rio, no Ciep 513 - George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, em São Gonçalo, o docente de Física, Douglas de Melo, também recorre a experimentos para mostrar, na prática, o que os livros didáticos apresentam, muitas vezes, apenas através de fórmulas. Vale tudo quando o assunto livrar essas disciplinas do estigma de “vilã” de alguns estudantes.
- Procuro mostrar que o professor não é o ‘dono da razão’. Tenho consciência de que não estou ensinando Química para químicos, mas para alunos. Por isso, tento desmistificar a ciência para que os estudantes possam interagir melhor com a disciplina – explicou Jackson.
Aos 16 anos, Isabella Barboza diz que achava a Química um pouco entediante, mas, com a chegada do professor Jackson à unidade escolar, a história começou a mudar de figura.
- Com esses experimentos que fazemos no laboratório, fica muito mais fácil entender e memorizar a matéria. Quando há prova, não existe ‘decoreba’, pois acabamos lembrando do que foi dito em sala de aula – disse Isabella.    
O professor Jackson, que dedica cerca de 15 anos ao magistério, começou a lecionar na unidade no começo de 2014 e já colhe os frutos do trabalho que tem desenvolvido por lá.
- De um modo geral, sei que os alunos costumam não gostar de Química, mas tento motivá-los, mostrando o lado lúdico da matéria e contextualizando o máximo possível. Procuro sempre propor aulas dinâmicas, com jogos, debates, experimentos – destacou.
O docente Douglas de Melo segue a mesma linha de raciocínio do Jackson. Ao observar que alguns alunos não acompanhavam o processo de ensino-aprendizagem, resolveu desenvolver o jogo “Túmulos Físicos”, uma atividade lúdica que resultou na melhor fixação dos conteúdos propostos e, consequentemente, no aumento da média dos estudantes.
 - Com esse trabalho, meu objetivo é desenvolver nos alunos os conceitos de Física, melhorar o manejo matemático que envolve operações monetárias, aumentar a cooperação entre os grupos participantes e melhorar a relação deles com a disciplina de Física. Todos esses objetivos estão relacionados com o Projeto Político Pedagógico – destacou.
Para o aluno Wesley Ferreira, de 19 anos, iniciativas como essa facilitam a aprendizagem.
- O professor tem que cativar, mostrando novidades. Nunca gostei muito de Física, mas, depois dos jogos e dos experimentos, passei a entender muitos conteúdos – disse.

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