Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Seminário sobre práticas pedagógicas inovadoras



Subsecretário de Gestão de Rede e de Ensino participa de 
Encontro aconteceu no Colégio Pedro II


Na quarta-feira (29/10), o subsecretário de Gestão de Rede e de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Antonio Neto, participou do I Seminário de Práticas Pedagógicas Inovadoras do Colégio Pedro II, no auditório da própria unidade escolar. Na ocasião, ele falou sobre contextos e objetivos da Solução Educacional para o Ensino Médio, inicialmente implementada no Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí.

- Trata-se de uma proposta que pretende responder às demandas do século XXI, elevar o conceito de educação integral nas escolas públicas, servir de base para diferentes arranjos curriculares escaláveis e traduzir as diretrizes nacionais curriculares para o Ensino Médio em diretrizes operacionais – destacou.

A unidade escolar conta com uma proposta curricular voltada para a educação para a vida e a construção de um cidadão autônomo e responsável, capaz de colaborar com a sociedade e modificá-la.

- A matriz curricular de competências do século XXI engloba responsabilidade, pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, abertura para novas ideias, comunicação, colaboração, criatividade e autocontrole. A Educação Integral é baseada no desenvolvimento pleno dos estudantes, nos âmbitos cognitivo e socioemocional – ressaltou o subsecretário, destacando a importância da construção de um aluno pronto para o convívio, o mundo do trabalho e a autonomia.

O encontro também contou com a participação de representantes do Instituto Inspirare e da subsecretária de Ensino da Secretaria Municipal de Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário