Evento premiou os três trabalhos mais representativos
Um
grupo de estudantes da rede estadual participou, nesta segunda-feira
(20/10), do encerramento do projeto ‘Contando com o TCE-RJ’, no
auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no Centro
do Rio. A proposta, uma parceria do Tribunal com a Secretaria de Estado
de Educação, tem como base a cartilha em quadrinhos ‘Contando com o
TCE-RJ’. O objetivo é levar aos estudantes do Rio, suas famílias e
comunidades informações sobre a importância do trabalho de controle
externo realizado pela Corte de Contas e da boa aplicação dos recursos
públicos.
-
Esse projeto era um sonho desde que assumi a presidência do Tribunal.
Agradeço aos professores pelo empenho, aos alunos pelos excelentes
trabalhos produzidos, e à Secretaria pelo engajamento. A verdadeira
revolução só se faz por meio da Educação - disse o presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho Junior.
O
resultado do aprendizado foi traduzido em 174 trabalhos voltados para o
tema. Ao final do projeto-piloto, 36 foram selecionados pela
Secretaria. Durante o evento, os três trabalhos mais representativos
foram premiados. Em primeiro lugar ficou o CE Comendador Soares (Nova
Iguaçu), com a produção de um vídeo sobre as atribuições do TCE; em
segundo, o Ciep 168 – Ilda Silveira Rodrigues (Nova Iguaçu) – o aluno
Thiago de Souza, da 2ª série do Ensino Médio, produziu duas maquetes que
representam cidades com investimento e sem investimento público; e, em
terceiro lugar, o CE São Cristóvão (Queimados), com a apresentação da
peça teatral ‘Vivendo e aprendendo com o TCE’.
-
Para selecionar as regiões que receberiam o projeto-piloto, um dos
critérios foi optar pelas que contavam com um bom desenvolvimento do
projeto de leitura. O secretário foi um grande incentivador dessa
iniciativa e a nossa expectativa é que ela possa ser expandida para
outras unidades da rede – destacou a diretora de Articulação Curricular
da Seeduc, Adriana Lessa.
A
experiência envolveu cinco mil alunos, a maioria do Ensino Médio, e dez
unidades da rede estadual localizadas nos municípios de Nova Iguaçu,
Queimados e Japeri. A cartilha, desenvolvida pelo Tribunal com linguagem
fácil e acessível, foi trabalhada de forma lúdica por professores ao
longo do mês de setembro. Antes de iniciarem suas dinâmicas, os docentes
foram capacitados pela Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ.
-
Foi um trabalho muito prazeroso. Nas atividades em sala de aula, os
alunos procuraram expressar o que aprenderam sobre a importância da
participação da sociedade na
melhoria da gestão da administração pública. Esperamos que o nosso
trabalho possa contribuir para o fortalecimento do Tribunal – ressaltou o
professor Carlos Lycurgo, que leciona a disciplina de Matemática no CE
São Cristóvão.
Crédito das fotos: Marcia Costa/Seeduc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário