Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Projeto ‘Contando com o TCE-RJ’


Evento premiou os três trabalhos mais representativos

Um grupo de estudantes da rede estadual participou, nesta segunda-feira (20/10), do encerramento do projeto ‘Contando com o TCE-RJ’, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. A proposta, uma parceria do Tribunal com a Secretaria de Estado de Educação, tem como base a cartilha em quadrinhos ‘Contando com o TCE-RJ’. O objetivo é levar aos estudantes do Rio, suas famílias e comunidades informações sobre a importância do trabalho de controle externo realizado pela Corte de Contas e da boa aplicação dos recursos públicos.

- Esse projeto era um sonho desde que assumi a presidência do Tribunal. Agradeço aos professores pelo empenho, aos alunos pelos excelentes trabalhos produzidos, e à Secretaria pelo engajamento. A verdadeira revolução só se faz por meio da Educação - disse o presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho Junior.

O resultado do aprendizado foi traduzido em 174 trabalhos voltados para o tema. Ao final do projeto-piloto, 36 foram selecionados pela Secretaria. Durante o evento, os três trabalhos mais representativos foram premiados. Em primeiro lugar ficou o CE Comendador Soares (Nova Iguaçu), com a produção de um vídeo sobre as atribuições do TCE; em segundo, o Ciep 168 – Ilda Silveira Rodrigues (Nova Iguaçu) – o aluno Thiago de Souza, da 2ª série do Ensino Médio, produziu duas maquetes que representam cidades com investimento e sem investimento público; e, em terceiro lugar, o CE São Cristóvão (Queimados), com a apresentação da peça teatral ‘Vivendo e aprendendo com o TCE’.

- Para selecionar as regiões que receberiam o projeto-piloto, um dos critérios foi optar pelas que contavam com um bom desenvolvimento do projeto de leitura. O secretário foi um grande incentivador dessa iniciativa e a nossa expectativa é que ela possa ser expandida para outras unidades da rede – destacou a diretora de Articulação Curricular da Seeduc, Adriana Lessa.

A experiência envolveu cinco mil alunos, a maioria do Ensino Médio, e dez unidades da rede estadual localizadas nos municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri. A cartilha, desenvolvida pelo Tribunal com linguagem fácil e acessível, foi trabalhada de forma lúdica por professores ao longo do mês de setembro. Antes de iniciarem suas dinâmicas, os docentes foram capacitados pela Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ.

- Foi um trabalho muito prazeroso. Nas atividades em sala de aula, os alunos procuraram expressar o que aprenderam sobre a importância da participação da sociedade na melhoria da gestão da administração pública. Esperamos que o nosso trabalho possa contribuir para o fortalecimento do Tribunal – ressaltou o professor Carlos Lycurgo, que leciona a disciplina de Matemática no CE São Cristóvão.
 
Professor Carlos Licurgo                                                            
Crédito das fotos: Marcia Costa/Seeduc. 

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