Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 4 de outubro de 2014

Eleições 2014

TRE-RJ faz "votação paralela" para a segurança do voto

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sorteou, neste sábado (4), as quatro urnas eletrônicas que serão submetidas à auditoria externa neste domingo (5), dia da eleição. Foram sorteadas as urnas da seção 87 da 136ª ZE (São Gonçalo); da seção 57 da 150ª ZE (Mesquita); da seção 102 da 160ª ZE (Olaria ? Capital); e da 117 da 201ª ZE (Nilópolis). Essas urnas foram substituídas por urnas reservas e trazidas para a sede do TRE-RJ com escolta da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core).

Esse procedimento, a conhecida "votação paralela", objetiva comprovar que o resultado da urna eletrônica reflete fielmente os votos digitados pelos eleitores. Todo o processo é filmado e acompanhado por uma empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral, bem como pela Procuradoria Regional Eleitoral, por representantes dos partidos políticos e da sociedade civil. Ao lado das urnas sorteadas, são colocadas quatro urnas de lona, onde representantes dos partidos depositaram, em cada uma, 500 cédulas de votação manual que eles preencheram. Em seguida, as urnas de lona foram lacradas.

No domingo, dia 5, as urnas de lona serão abertas a partir das 8h, para que os votos manuais sejam digitados nas quatro urnas eletrônicas correspondentes. Às 17h, a votação paralela é encerrada e realiza-se a apuração das urnas de lona e a totalização das urnas eletrônicas. Nesse momento, os resultados obtidos nas urnas de lona são comparados com os das urnas eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário