Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro



Deusa Têmis e Ruy Barbosa recebem universidades para visita ao Antigo Palácio da Justiça
O Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) teve o prazer de abrir as portas do Antigo Palácio da Justiça para receber a Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes de Minas Gerais e a Universidade Cândido Mendes (Campus Santa Cruz), para o programa “Por dentro do Palácio” - Visita Teatralizada ao Antigo Palácio da Justiça.
Os alunos, ciceroneados pela magia da deusa Têmis e a cordialidade do jurista Ruy Barbosa, tiveram a oportunidade de viajar pelo tempo enquanto caminhavam pelos salões ouvindo histórias repletas de curiosidades e explorando, entre outros temas, a arquitetura, os ritos de julgamento e fatos marcantes da vida judiciária e política do país.
No final do passeio, os visitantes conheceram as instalações do CCPJ-Rio. Primeiro, o acervo, e depois, a Sala Multiuso, local destinado à realização de diversas atividades como espetáculos teatrais, concertos, cursos, exibições de filmes e outros. Os estudantes elogiaram a visita ao Antigo Palácio da Justiça que , durante mais de oito décadas, prestou atividade jurisdicional à população, mas que, desde 2010, vem descobrindo uma nova e bela vocação: ser um centro de história, memória e cultura, situado no coração do corredor histórico e cultural da cidade maravilhosa.


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Eleições 2014

Zonas eleitorais não terão expediente nesta sexta-feira (31)

Devido à transferência da comemoração do Dia do Servidor Público — festejado em 28 de outubro —, o expediente será suspenso nas 249 zonas eleitorais do Estado nesta sexta-feira (31). No sítio eletrônico do tribunal (www.tre-rj.jus.br), o eleitor poderá obter alguns serviços cartorários, como a emissão de certidões de quitação eleitoral (comprovante de votação) e de crimes eleitorais. A sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funcionará em regime de plantão, com o Protocolo aberto das 11h às 19h, inclusive sábado (1º) e domingo (2). Toda a Justiça Eleitoral fluminense retomará o expediente normal na segunda-feira (3), com atendimento ao público das 11h às 19h.

Seminário sobre práticas pedagógicas inovadoras



Subsecretário de Gestão de Rede e de Ensino participa de 
Encontro aconteceu no Colégio Pedro II


Na quarta-feira (29/10), o subsecretário de Gestão de Rede e de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Antonio Neto, participou do I Seminário de Práticas Pedagógicas Inovadoras do Colégio Pedro II, no auditório da própria unidade escolar. Na ocasião, ele falou sobre contextos e objetivos da Solução Educacional para o Ensino Médio, inicialmente implementada no Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí.

- Trata-se de uma proposta que pretende responder às demandas do século XXI, elevar o conceito de educação integral nas escolas públicas, servir de base para diferentes arranjos curriculares escaláveis e traduzir as diretrizes nacionais curriculares para o Ensino Médio em diretrizes operacionais – destacou.

A unidade escolar conta com uma proposta curricular voltada para a educação para a vida e a construção de um cidadão autônomo e responsável, capaz de colaborar com a sociedade e modificá-la.

- A matriz curricular de competências do século XXI engloba responsabilidade, pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, abertura para novas ideias, comunicação, colaboração, criatividade e autocontrole. A Educação Integral é baseada no desenvolvimento pleno dos estudantes, nos âmbitos cognitivo e socioemocional – ressaltou o subsecretário, destacando a importância da construção de um aluno pronto para o convívio, o mundo do trabalho e a autonomia.

O encontro também contou com a participação de representantes do Instituto Inspirare e da subsecretária de Ensino da Secretaria Municipal de Educação


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Rede estadual

Secretaria de Estado de Educação abre matrícula para 2015 nesta quinta, 30

A Secretaria de Estado de Educação iniciará, nesta quinta-feira (30/10), a primeira fase da pré-matrícula no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Na página eletrônica, haverá informações sobre o processo de inscrição, escolas com vagas disponíveis, idade para se inscrever em cada série ofertada, e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

No dia 22 de dezembro, a Seeduc divulgará a relação nominal de todos os estudantes alocados. Além disso, será enviado SMS para os candidatos que, no ato na matrícula, cadastraram corretamente o número do celular. No período de 6 a 12 de janeiro, será preciso confirmar a vaga diretamente na escola selecionada. As informações sobre a alocação, bem como datas e horários para apresentação, estarão disponíveis no menu ‘Consulte sua Inscrição’.

Na ocasião, será preciso apresentar os seguintes documentos: identidade ou documento que a substitua e CPF (se possuir); histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo sanguíneo e o fator rhesus (fator RH).

A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 22 a 26 de janeiro, sendo o primeiro dia exclusivo para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não se inscreveram ou não confirmaram a reserva de vagas na primeira etapa.

As oportunidades são para: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador – 1ª Geração; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (formação de professores em horário integral); módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular; fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; Programa de Correção de Fluxo do Fundamental; 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Integrado: CEFFA Rei Alberto I (habilitação em Administração e Agropecuária), CEIA Barão De Langsdorff (Agropecuária), CE D. Pedro II (Produção de Áudio e Vídeo e Química), CE Infante Dom Henrique (Hospedagem) e CE Jornalista Maurício Azedo (Logística).

“Concertos na Imprensa Oficial”

Clássicos da MPB na 41º edição da série 
Clássicos do programa Aprendiz prometem dar um toque especial para clássicos do cenário musical brasileiro

    O núcleo de MPB do Programa Aprendiz participará da 41ª edição da série “Concertos na Imprensa”, que acontece no dia 29 de Outubro, às 12h30, na Sala de Cultura Leila Diniz. A apresentação trará um repertório com peças de grandes bandas e compositores como Dorival Caymmi, Skank, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, dentro outros compositores brasileiros. A entrada é gratuita.
    O grupo é composto por alunos de violão, cavaquinho, percussão, canto, flauta e clarinete, que vão apresentar o resultado de um ano de estudos semanais. As músicas que serão apresentadas flutuam por diversos nomes do cenário musical brasileiro, além de estilos e adaptações diferentes. Entre as músicas estão Pescaria, de Dorival Caymmi; Meu novo mundo, do Charlie Brown Jr; Ciranda da bailarina; de Chico Buarque; Asa Branca, de Luiz Gonzaga & Humberto Teixeira; Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré; Azul da cor do mar, de Tim Maia.
    Além do Concerto, o público presente ainda pode conferir a exposição “Conversa da terra” de Lucia Lyra, que fica em cartaz até o dia 14 de novembro. Na exposição, a artista busca levar diversas linguagens artísticas para uma convivência saudável com a natureza. Suas obras promovem a positividade e faz a interação de elementos opostos, como força e suavidade, gesto e intenção.
    A série “Concerto na Imprensa” é uma parceria entre a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e o Programa Aprendiz – Música na Escola, da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN e da Secretaria de Educação de Niterói. A apresentação musical acontece toda última quarta-feira do mês na Sala de Cultura Leila Diniz.

Serviço
Concertos na Imprensa Oficial
Data: 29 de outubro
Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Horário: 12h30
Endereço: Rua Heitor Carrilho, 81 - Centro de Niterói

ENTRADA GRATUITA


Intercolegial 2014

Vôlei do Stella Matutina conquista 3º lugar

No segundo semestre de 2015, a unidade vai ganhar prédio novo com moderna quadra poliesportiva


Alunos da escolinha de voleibol do Colégio Estadual Stella Matutina, em Jacarepaguá, conquistaram o 3º lugar no Torneio Intercolegial 2014. Este ano, foram 284 escolas inscritas em diferentes modalidades como basquete, vôlei, handebol, atletismo e natação, entre outros. O campeonato estudantil  acontece desde 1982, atraindo jovens para a prática esportiva e revelando talentos de todo o estado. A premiação foi realizada no Colégio Apolo XII, em Santa Cruz, no último domingo (19/10).

A escola participou do torneio com a equipe masculina de vôlei que tem entre seus integrantes o aluno Dério Oliveira, de 17 anos, e capitão do time.

Para o estudante da 2ª série do Ensino Médio, a conquista dessa taça representou a  superação de toda equipe.

- Foi muito gratificante ser capitão dessa equipe vencedora. Lutamos e treinamos bastante para obter essa vitória - destacou.

A diretora da unidade, professora Rosa Costa, considera que a conquista do terceiro lugar é o resultado da colaboração de toda comunidade escolar.

- Vencemos os obstáculos com muito esforço e dedicação para conquistar esse prêmio – disse, emocionada.

Desde 2009, o colégio realiza o projeto de voleibol, que é orientado pelo professor João Luís Bortela, com o apoio de Caio Cericola, ex-aluno da rede estadual de ensino e estagiário de Educação Física. Eles incentivam e acompanham o grupo que é formado por cerca de 50 estudantes. Além do interesse pela prática esportiva, os alunos precisam manter uma boa frequência escolar.

- Todo nosso trabalho está ligado à disciplina e aos bons resultados nas avaliações. A prática de esporte complementa um aprendizado que vai acompanhá-los por toda vida - declarou o professor João.

Prédio novo

Outra boa notícia para a comunidade escolar do Largo do Tanque, Jacarepaguá, é que a construção de um novo prédio está sendo finalizada para abrigar a escola que atualmente funciona em prédio alugado. Com uma moderna quadra poliesportiva, arquibancada, palco e vestiários, o novo espaço contará com 25 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios, cozinha e refeitório. O prédio fica na Estrada da Covanca, 56.

- Com as novas instalações vamos atender mais alunos, e incluir outros esportes como basquete, handebol, futsal e jiu-jitsu e competir em mais modalidades - acrescentou Cericola.  





terça-feira, 28 de outubro de 2014

Carnaval 2015



Veronice de Abreu é a rainha de bateria da Alegria da Zona Sul
 
A Alegria da Zona Sul já tem rainha de bateria para o Carnaval de 2015,
quando levará para a Marquês de Sapucaí o enredo Kari'oka, desenvolvido
pelo carnavalesco Eduardo Minucci. Trata-se de Veronice de Abreu, que este
ano defendeu a vermelha e branca de Copacabana e renovou seu contrato
para mais um desfile.
A morena de 27 anos iniciou sua trajetória no samba aos 14 anos quando foi
rainha de bateria em Porto Alegre. Aos 18 anos, seguiu a carreira de modelo
e mudou-se para São Paulo, onde desfilou pela Vai-Vai. Em seguida, veio
para o Rio de Janeiro, onde fixou residência em Copacabana e se encantou
com os ensaios da Alegria da Zona Sul no posto 5.
Apaixonada pelo samba, foi passista da Portela e recebeu da escola convite
para representar a agremiação no concurso Musa do Carnaval do programa
Caldeirão do Huck, da Tv Globo, onde também participou do filme Cidade
dos Homens e vinhetas do Carnaval.
Em 2007, buscou carreira internacional indo morar em Genebra, na Suíça,
quando no mesmo ano, foi eleita Miss Fêtes de Genève e ingressou na École
de Commerce. Já instalada em Genebra, um ano depois, criou o grupo de
danças brasileiras Miss Samba Show, que possui oito dançarinos
profissionais, realizando grandes espetáculos em toda Suíça, participando de
festivais famosos como Montreux Jazz Festival, Fête de Genève, Carnaval
de Lausanne, entre outros.
Em 2012, realizou seu grande sonho e criou o Centro Cultural Brasileiro de
Genebra (CCBG), que promove grandes eventos com apresentações de
diversos artistas. Veronice de Abreu chega ao Brasil em dezembro, quando
participará do ensaio técnico da agremiação, marcado para o dia 20.
A Alegria da Zona Sul, que está na Série A, será a primeira agremiação a
desfilar no sábado de Carnaval, dia 14 de fevereiro de 2015.


Fotos : Adriano Artexecellence
Adriana Vieira
Assessoria de Imprensa do G. R. E. S. Alegria da Zona Sul

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro


Por Dentro do Palácio recebe mais de 100 visitantes nas sessões da última semana

Nos dias 23 e 25 de outubro, o programa "Por dentro do Palácio” recebeu mais de 100 visitantes, que puderam explorar de maneira lúdica e divertida as instalações do antigo Palácio da Justiça. Na quinta-feira, dia 23, alunos da Escola Municipal Waldir Azevedo Franco e do CIEP Raimundo Antônio foram guiados pela deusa Têmis e por Ruy Barbosa e conheceram as áreas mais nobres do Palácio e suas antigas funções. Já no sábado, dia 25, foi a vez do público comparecer em peso para prestigiar o projeto.
As visitas guiadas teatralizadas do programa "Por dentro do Palácio" são realizadas às quintas-feiras para grupos fechados e no último sábado de cada mês são abertas ao público com distribuição de senhas.
Os textos apresentados pelos personagens em suas andanças pelo Antigo Palácio da Justiça foram escritos a partir de pesquisas extraídas de fontes de mitologia, teatro, biografia e discursos históricos, história do Antigo Palácio da Justiça e funcionamento dos tribunais. Os figurinos, adereços e caracterização que compõem os personagens e dão um ar mais lúdico ao programa, são criação de experientes profissionais do teatro, convidados por Silvia Monte, idealizadora e diretora artística do programa, para participar da sua ficha técnica.

  Informações: Avenida Erasmo Braga, 115, 10º Lâmina I sala 1104  - Mezanino -  Centro - RJ -

Eleições 2014

 TRE-RJ apresenta balanço do segundo turno

"A votação, do segundo turno, é sempre mais tranquila, pois estavam em disputa só dois cargos majoritários", explicou a diretora-geral do TRE-RJ, Adriana Brandão.
A servidora comparou o pleito de domingo ao de 2010, quando só havia um cargo em disputa, para concluir que "ainda assim a apuração de 2014 terminou às 21h12, ou uma hora antes do que em 2010".
Adriana Brandão atribuiu a agilidade da apuração à coordenação entre as seções eleitorais, as zonas eleitorais, os polos de urna e a Secretaria de Informática do TRE-RJ.
Com relação aos municípios com identificação biométrica, Niterói e Búzios, a diretora-geral do TRE-RJ enfatizou as medidas adotadas pelo presidente da Corte, desembargador Bernardo Garcez, que determinou novas reuniões com mesários dos municípios "com urnas biométricas". Isto permitiu que técnicos do TSE orientassem os presidentes de mesa sobre peculiaridades do novo sistema.
"Essas medidas aliadas à presença do corregedor regional eleitoral, desembargador Alexandre Mesquita, durante todo o dia 26 de outubro, estimulou juízes, servidores e mesários a superar os percalços do primeiro turno", disse Adriana Brandão.
A diretora do TRE-RJ anotou terem ocorrido 433 substituições de urnas eletrônicas, ou 1,32 % de um total de 32.675 urnas. Lembrou, ainda, que a Fiscalização de Propaganda, sob direção da juíza Daniela Barbosa de Souza, realizou 174 prisões por boca de urna em todo o Estado. Atribui a essa ação repressiva a pouca sujeira nas ruas do Grande Rio, onde a ação fiscalizadora foi mais enérgica.
As duas igrejas evangélicas interditadas no sábado, em razão de servirem de locais para distribuição de propaganda, foram liberadas a partir de 18 horas de ontem (26) por decisão do desembargador Bernardo Garcez, presidente do TRE-RJ.

domingo, 26 de outubro de 2014

Eleições 2014

Eleições 2014

Diretora-geral do TRE-RJ orienta eleitores

"O reforço no treinamento dos mesários de Niterói e Búzios, certamente, diminuirá o tempo de identificação biométrica naqueles municípios", destacou a diretora-geral do TRE-RJ, Adriana Brandão. A diretora destacou que o Tribunal, por resolução de seu plenário, determinou a realização de reuniões com os juízes e mesários de Niterói e Búzios. Relatou que as instruções técnicas sobre o uso da identificação biométrica contaram com a participação de técnicos do TSE, enviados pelo ministro Dias Toffoli.

Foi, ainda, enfatizado que a chamada "boca de urna" é crime eleitoral punido com detenção.
Com relação à presença de crianças e adolescentes no ato de votar de seus pais, é proibida. Explicou que o artigo 90 da Resolução TSE 23.399 de 2013 somente permite a presença de pessoas junto com eleitores que tenham deficiências físicas. "O ato de votar é pessoal e secreto, em razão do que dispõe o artigo 14 da Constituição Federal. Daí a proibição de qualquer pessoa entrar na cabina junto com o eleitor, sob pena de nulidade do voto (art. 220, inciso IV, do Código Eleitoral)", disse a diretora.

Concluiu informando que haverá entrevistas para a imprensa em horários determinados pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Bernardo Garcez.

Eleições 2014

Comissão de Apuração formaliza a “zerésima” do Sistema de Totalização

Com a presença de representantes dos partidos políticos e do Ministério Público Eleitoral, foi realizada às 13 horas de hoje (25) a chamada "zerésima" do Sistema de Totalização. O ato foi presidido pelo vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Aguiar de Vasconcelos, que é o responsável pela Comissão de Apuração da Corte Eleitoral Fluminense.

A diretora-geral, Adriana Brandão, lembrou que os resultados parciais da eleição de governador serão divulgados somente após o encerramento da votação em todas as seções eleitorais. "É uma medida necessária para não influenciar aqueles que ainda não votaram", explicou a diretora. No primeiro turno, o TRE-RJ liberou os resultados parciais imediatamente após o último eleitor votar, por volta de 19h. "Não houve atraso na divulgação, apenas respeitamos a legislação", enfatizou a diretora.

O desembargador Aguiar de Vasconcelos, após a conferência e autenticação do sistema eletrônico de votação, manifestou sua confiança de que o pleito transcorrerá sem incidentes e que as dificuldades ocorridas nos municípios de Niterói e Búzios serão minimizadas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Carnaval 2015

 
 
Mundo do Samba - Adriana Vieira

Viradouro ainda recebe inscrições de componentes
 
A Unidos do Viradouro ainda disponibiliza algumas vagas para quem deseja desfilar em diversos setores da vermelha e branca de Niterói no carnaval de 2015.

Comissão de Frente
Na próxima terça-feira, 28 de outubro, a partir das 22h, no barracão da Viradouro na Cidade do Samba, o coreógrafo da Comissão de Frente, Sérgio Lobato, fará a segunda audição para selecionar integrantes homens afrodescendentes para compor o elenco.

Para participar do processo é necessário que os candidatos sejam maiores de 18 anos, altura mínima exigida é de 1.80m. Não é necessário ter experiência em comissões de frente, mas já ter tido algum contato com a capoeira ou qualquer tipo de dança.

Ala das crianças e adolescentes
Há vagas também para meninos e jovens entre 8 e 18 anos para compor  a ala das crianças e dos adolescentes. Para essas vagas, basta o responsável comparecer na quadra da escola, todas as terças-feiras, às 20h, procurar por Renan Soares e Fátima Queiroz, responsáveis pelas respectivas alas.

Alas e carros coreografados
Os que quiserem desfilar em alas ou carros coreografados também precisam correr. Para essas vagas, o candidato precisa  enviar e-mail para  viradouro2015@gmail.com aos cuidados da diretora artística Luciana Yegros e solicitar a ficha de inscrição.

Alas de comunidade
Quem preferir desfilar nas alas de comunidade, ainda é possível se inscrever. Para essas vagas, basta comparecer todas as terças e quintas a partir das 19h na quadra da escola. É necessário apresentar  comprovante de residência, duas fotos 3X4 , além de  cópia da  identidade e  do CPF.

O carnaval de 2015 será o retorno da Unidos do Viradouro ao Grupo Especial. A escola  será a primeira entrar  na avenida  com o enredo : “ Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça”, que irá narrar a trajetória dos negros no Brasil,  desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo.

A quadra da Viradouro fica na Av. Contorno, 16 – Barreto – Niterói

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Festival de Teatro



Festival revela jovens talentos da rede estadual de ensino

Estudantes encenam Rei Leão, conquistam o 2º Lugar na XII FIT Notre Dame e recebem prêmios das mãos de Nicette Bruno


O grupo teatral do Colégio Estadual Eunice Weaver, de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, participou do XII FIT - Festival Intercolegial de Teatro do Colégio Notre Dame, em Ipanema, Zona Sul do Rio. Os jovens estudantes da rede estadual encenaram o musical Rei Leão, um dos maiores sucessos da história da Broadway.

Os cerca de 30 alunos conquistaram o 2º lugar como melhor peça e os prêmios de melhor ator principal para Eduardo Cavalcanti e de ator-coadjuvante para Vinícius Garcia. Ainda foram premiados como a melhor trilha musical do Festival.

A homenageada dessa edição foi a atriz Nicette Bruno, que participou da premiação.  Na plateia, o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, prestigiou a apresentação. 


O grupo teatral Estado Tipo Assim foi criado há sete anos e, sob a direção do professor de Arte Leopoldo Rodrigues. Eles já encenaram várias peças como Capitães de Areia, Auto da Compadecida, A Família Adams e Mudança de Hábito, entre outras.

A pré-estreia aconteceu em setembro, no auditório da sede da Seeduc, no Santo Cristo, com a presença de servidores e convidados, abrindo a temporada com encenações em vários espaços, como no Teatro dos Grandes Atores, na Barra.  Em O Rei Leão, os alunos sugeriram adaptações. Nessa versão, entraram mais elementos da dança e música africanas como maculelê e capoeira, além de sapateado. 

Bem estruturado, os atores contam com uma produção que inclui figurinistas, coreógrafo, preparador de elenco e maquiador.  Todos são alunos, ex-alunos ou colaboradores da comunidade escolar, alguns já se profissionalizando em suas áreas.

Talentosos, em um trabalho que provoca risos e emociona, eles ganham força nas trapalhadas de Timão e Pumba – Reinaldo Machado e Vinícius Garcia -, na atuação vigorosa do vingativo  Scar – Eduardo Cavalcanti – e no canto afinado do babuíno Rafiki – Camila Ellen.

O diretor da unidade escolar José Guilherme de Miranda Mendonça conta que a participação no curso de teatro está vinculada ao bom desempenho no aprendizado e na participação nas avaliações, como no Saerjinho e Saerj.

– O interesse pelos estudos e o bom comportamento são exigidos para fazer parte do grupo.

Alguns integrantes são ex-alunos que já atuam profissionalmente na produção de espetáculos. Caso de Mariana Meirelles que está terminando o curso de Artes Cênicas e Indumentária na Escola de Belas Artes da UFRJ.

– Eu sempre me interessei por moda, mas enquanto estava no colégio não participava do grupo teatral. Já na UFRJ, voltei a encontrar alguns colegas de lá. Eles precisavam de uma figurinista e eu acabei aceitando o convite para integrar a equipe. Hoje, e por causa do grupo, sou apaixonada por teatro.

Ela fala dos benefícios para os estudantes que participam de um projeto como esse.

– O teatro ajuda as pessoas a se conhecerem melhor. Estamos “começando a vida” e eu acho importante ter contato com outras realidades.

As colegas compartilham a mesma opinião. Como a estudante da 2ª série, Ethiene Silva, que vai cursar Arquitetura. Ela acha que o  teatro oferece a oportunidade de aprender a lidar com as pessoas e também de se conhecer melhor.

– Aprendemos a interagir, a falar mais livremente sobre o que sentimos. Eu sempre li muito, mas, agora, tenho que ler mais para conhecer melhor histórias e personagens. Isso ajuda muito nos estudos.

A aluna Camila Ellen, que faz o Rafiki, também vê na interpretação e no canto um caminho para novas atitudes e mudanças significativas que ajudam nos estudos e na vida profissional.

– Atuar traz desenvoltura, nos ajuda a falar melhor, a perder a inibição e a ter mais concentração. E também traz mais responsabilidade: é preciso assiduidade e pontualidade para trabalhar em grupo, finaliza a estudante que quer se profissionalizar nas áreas de canto e dança.

Os jovens atores já receberam novos convites e estudam a possibilidade de novas apresentações ainda esse ano no circuito teatral fluminense.

Fotos:
Divulgação / Nicete Bruno premia Eduardo Cavalcanti / o Grupo / Apresentação no Festival

Curso de Hipnose Clínica em Fortaleza

Prezados Amigas e Amigos,

Informo-lhes que estarei ministrando um Curso de Hipnose Clínica em Fortaleza.
Data: 7, 8 e 9 de novembro de 2014
Inscrições abertas.
Telefones: 8712.2909 – 9737.7757 (França)
Mais informações, ver: www.lucianosampaio.com.br – Em “Cursos” e “Notícias”.

Secretaria de Educação convocará mais 235 professores


Publicação no Diário Oficial está prevista para este mês

O Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, assinou, nesta quarta-feira (22/10), a convocação de 235 professores aprovados nos concursos públicos de 2011 e 2013.2, para o cargo de professor Docente I (16 horas e 30 horas). Entre as disciplinas contempladas estão Ciências, Biologia, História, Educação Física, Português, Geografia, Espanhol, Filosofia e Sociologia.

Os candidatos deverão ficar atentos à publicação no Diário Oficial, que está prevista ainda para este mês. Após a publicação, os profissionais deverão comparecer à Coordenação de Gestão de Pessoas das respectivas Diretorias Regionais, para efetivarem a admissão e darem início imediato ao trabalho em sala de aula.

Os novos professores ingressarão com os vencimentos reajustados em 9%, ou seja, R$ 2.211,25 (30 horas) e R$ 1.178,29 (16 horas), e receberão benefícios como auxílio-transporte (entre R$ 66 e R$ 132, conforme a carga horária) e auxílio-alimentação (R$ 160). A Seeduc também oferece auxílio-qualificação (bônus anual de R$ 500), auxílio-formação para professores regentes de turma / parceria Consórcio Cederj (bolsa no valor de R$ 300 mensais) e bônus por desempenho (remuneração varável), para servidores de escolas que atingirem as metas propostas.

Eleições 2014

TRE-RJ conclui novo treinamento de mesários em Niterói e Búzios

Os mesários das Seções Eleitorais de Niterói e Armação dos Búzios concluíram hoje novo treinamento para utilização do sistema biométrico de identificação, cumprindo decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que ordenou que, no segundo turno das Eleições de 2014, continuaria sendo utilizado tal equipamento naqueles dois municípios. As reuniões, que decorrem do artigo 122 do Código Eleitoral, foram realizadas pelos juízes eleitorais, sob supervisão do desembargador eleitoral Alexandre Mesquita, corregedor regional eleitoral.

Na sessão da tarde de quarta-feira (22), o desembargador corregedor relatou ao Plenário que as medidas determinadas em resolução do TRE-RJ, na semana passada, foram cumpridas. Enfatizou que os juízes de Niterói e Búzios foram orientados, quanto ao funcionamento do sistema biométrico, por técnicos enviados pelo Presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. Toda a documentação referente à escolha de Niterói para ser o primeiro grande colégio eleitoral a usar a "urna biométrica" foi requisitado pela Corregedoria Geral Eleitoral do TSE.

Dentre os documentos, estão a designação da ex-Capital fluminense por mero despacho da então Diretora Geral, Regina Célia Muniz Hickman. Tal decisão não levou em conta os estudos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RJ, bem como não foi submetida ao Plenário da Corte Regional. Também o processo de licitação, que culminou com a escolha da empresa Arcolimp Ltda, que fez o recadastramento do eleitorado de Niterói, foi exigido pelo ministro João Otávio de Noronha, corregedor do TSE.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Bernardo Garcez, disse que "depois do treinamento intensivo com os técnicos do TSE, na presença do corregedor Alexandre Mesquita, a identificação dos eleitores de Niterói e Búzios será mais rápida".

Livraria Nobel no Shopping DownTown


Nelminha como protagonista de livro infantil


Caros Amigos,

Hoje eu tenho a enorme satisfação em compartilhar com vcs da alegria que trago comigo pelo fato de minha filha Nelma ter sido fonte de inspiração do livro infantil que  sua amiguinha de turma Mariah Ferreira estará lançando no próximo sábado às 17hs. na Livraria Nobel  no Shopping DownTown conforme reportagem do Globo em anexo.
Nelminha, desde que nasceu luta para vencer os obstáculos que a vida lhe impôs devido as sequelas da paralisia cerebral oriunda da prematuridade do parto, que comprometeu seus movimentos levando-a utilizar de andador  no inicio do ano letivo para acompanhar as atividades na escola. E  com o jeito todo especial e cativante  de ser, ela  vem dando lições de vida para nós adultos que a acompanhamos cotidianamente à 7 anos durante o árduo  tratamento de fisioterapia, equoterapia, fonoaudiologia, theraShuit e outros mais, bem como também para as crianças a exemplo de suas amiguinhas da escola que diante de sua dificuldade a adotaram como mascote da turma e a tratam com muito amor e carinho.
Hoje Nelminha já anda autonomamente e raramente utiliza o andador, ainda caminha com dificuldade e de vez enquanto desequilibra e  cai, mas ela mesmo fala quando está no chão após uma queda “caiu levanta né pai!!!” e acabo sucumbindo e concordando  com mais este ensinamento que ela nos dá.
“A aranhinha diferente é igual a gente” , é muito mais que um titulo de um livro, é a forma mais pura e delicada do reconhecimento infantil que todos somos iguais apesar das diferenças e dificuldades  que a vida nos impõe, conforme muito bem sintetizou sua amiguinha Mariah Ferreira com o olhar delicado de uma grande escritora da literatura infantil que tão precocemente desponta para o sucesso.

Será um grande prazer encontra-los nesta singela tarde de autógrafos do próximo sábado,

Nelri Leite

Estação CBN Young Professional


Convite HSM | Palestras gratuitas

 Todo jovem possui grandes dilemas quando chega ao mercado de trabalho e um deles é a conciliação entre vida pessoal e profissional. Para eles, o que mais importa é a oportunidade de encontrar novos desafios, ter um ambiente de trabalho saudável e ao mesmo tempo  tentar encontrar a si mesmo nessa caminhada.
Para contribuir com este dilema, a 4ª edição da Estação CBN Young Professional, na HSM ExpoManagement, trará os âncoras e comentaristas da CBN para que estes jovens profissionais ampliem suas visões sobre Carreira, Vida Pessoal, Economia, Educação e Gestão. Para ver a grade de palestras clique aqui.
Invista seu tempo em conhecimento e cadastre-se gratuitamente agora mesmo aproveitando ao máximo as mais de 100 palestras disponíveis nos dias  3, 4 e 5 de novembro no Expo Center Transamérica (atrás do Hotel Transamérica) das 11h30 ás 20h.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Acusados de matar líder das ‘Mães de Acari’ vão a júri popular


O juiz Fábio Uchôa, titular da 1ª Vara Criminal do Rio, decidiu na quarta-feira, dia 22, submeter a julgamento pelo Tribunal do Júri sete acusados de participar do assassinato da diarista Edmea da Silva Euzébio, que liderava o grupo conhecido como “Mães de Acari”, que nunca encontrou os corpos de 11 jovens sequestrados em 1990.  Ela e Sheila da Conceição foram emboscadas e mortas a tiros, no estacionamento do metrô da Praça Onze, em 15 de janeiro de 1993.
   
O crime, segundo a denúncia, teria sido ordenado pelo coronel reformado da PM e ex-deputado estadual Emir Campos Larangeira.  Além dele, também são réus os PMs Eduardo José Rocha Creazola, o "Rambo", Arlindo Maginário Filho, Adilson Saraiva Hora, o "Tula" e Irapuã Ferreira; o ex-PM Pedro Flávio Costa e o servidor municipal Luiz Cláudio de Souza, o "Mamãe" ou "Badi". A denúncia aponta ainda a participação de uma oitava pessoa, o agente penitenciário Washington Luiz Ferreira dos Santos, cujo processo foi desmembrado do principal e está na fase de produção de provas.  
Edmea teria sido morta por ter conseguido novas informações que localizariam os adolescentes de Acari – um deles seu filho - sequestrados em sítio de Magé, na Baixada Fluminense. Segundo a denúncia do MP, os acusados integravam o grupo conhecido como “Cavalos Corredores”, que agia sob as ordens do coronel Emir Larangeira, principalmente na década de 90, quando o oficial comandou o 9º BPM (Rocha Miranda).
O caso, que chegou a ser arquivado, sofreu uma reviravolta em 2011, após o depoimento de uma nova testemunha. Ela contou que a reunião para matar Edmea teria ocorrido no gabinete do então deputado estadual Emir Larangeira, na Assembleia Legislativa (Alerj).
A data de julgamento dos acuados somente será definida após o julgamento de possíveis recursos, sendo que todos poderão recorrer da decisão em liberdade.
  
Entenda o caso
A Chacina de Acari, como ficou conhecida, ocorreu no dia 26 de julho de 1990, quando 11 jovens, dentre elas sete menores, moradores da favela do Acari no Rio de Janeiro, foram retirados de um sítio em Suruí, bairro do município de Magé, onde passavam o dia, por um grupo que se identificava como sendo policiais.
Os sequestradores queriam jóias e dinheiro, e após supostamente negociarem a sua libertação por meio de um pagamento, os sequestradores levaram as vítimas para um local abandonado. Nem eles nem seus corpos até hoje foram encontrados.
As mães dos desaparecidos começaram uma busca por seus filhos e por justiça, e ficaram conhecidas como as “Mães de Acari” (local onde a maioria dos sequestrados morava).
Processo 0077862-16.1998.8.19.0001

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Eleições-2014

TRE-RJ revoga mudança dos locais de votação na Vila Aliança

O presidente do TRE-RJ, Desembargador Bernardo Garcez, submeteu ao Colegiado, na sessão de hoje, a decisão da juíza da 24ª Zona Eleitoral (Bangu) que havia alterado os locais de votação na área da Vila Aliança. O Colegiado, por unanimidade, revogou a decisão da magistrada para, nos termos do artigo 135 e seus parágrafos do Código Eleitoral, manter os mesmos locais de votação para o segundo turno das Eleições Gerais no próximo domingo.

O desembargador Garcez destacou que a prioridade é sempre do eleitor. Daí porque o artigo 135 do Código Eleitoral atribui aos juízes a escolha dos locais de votação com sessenta dias de antecedência. O corregedor regional eleitoral, ao acompanhar o voto do presidente, destacou que a juíza da 24ª Zona Eleitoral está em exercício naquele órgão desde 3 de abril de 2013. "Isso deu-lhe mais de 18 meses para planejar os locais onde instalaria as seções eleitorais", enfatizou o desembargador eleitoral Alexandre Mesquita.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Concurso Jovens Senadores



Aluno da rede vence etapa estadual
Escolas de todo o estado participaram da 7ª edição da competição

Com o título “Remodelando valores”, a redação do estudante Matheus Valle Sottani foi a vencedora da etapa estadual do Programa Jovens Senadores 2014.  O aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Ciep 299 Julio Caruso, em Volta Redonda, elaborou o texto de acordo com o tema deste ano: “Se eu fosse senador”.

O jovem de 19 anos, que mora em um bairro distante do colégio e precisa pegar até duas conduções para chegar ao local, frisou o quanto o resultado foi importante para seus colegas que fazem parte da EJA.

- A minha conquista mostrou para meus amigos que fazer parte de uma turma de jovens e adultos não significa ser diferente ou inferior a ninguém. Nós tivemos uma segunda chance e, por meio disso, podemos chegar onde quisermos. Todos somos capazes – comentou.

Matheus, que pretende seguir a carreira de jornalista, falou, ainda, sobre a oportunidade de representar sua escola em um concurso de nível nacional e da importância da professora de Língua Portuguesa, Bernadete Aparecida, nessa conquista.

- Estou feliz e orgulhoso de poder tornar o nome da minha escola conhecido. Devo tudo que conquistei a minha professora, que acreditou no meu potencial e investiu em mim – completou.

Segundo Bernadete, que sempre trabalhou com alfabetização e desde 2013 se tornou agente de leitura da unidade escolar, Matheus gosta muito de ler e escrever e se tornou exemplo para os outros estudantes da instituição.

- Me sinto realizada. Às vezes, nossos jovens não acreditam em seu potencial, principalmente se tratando de uma classe de jovens e adultos. Mas ele mostrou que todos são capazes – disse.

Reni Maria Garuti, diretora geral da unidade escolar, falou sobre a conquista do estudante.

- Quando olhei no site oficial do programa fiquei muito feliz. Esse resultado contribuiu para a autoestima de todos os nossos alunos da EJA, que estão motivados a participar de outros concursos. Essa conquista é fruto do trabalho dedicado da professora Bernadete, que há 21 anos leciona em nossa escola – concluiu.

Assim como o aluno fluminense, os representantes das outras federações brasileiras participarão da premiação do Programa Jovens Senadores 2014 no dia 18 de novembro, em Brasília.  Cada estudante terá sua dissertação publicada em um livreto e será contemplado com um notebook, certificado de classificação e medalha. Os jovens que representarão os 27 estados do país passarão cinco dias na capital federal e terão a oportunidade de conhecer, na prática, o trabalho de um senador.

Sobre a EJA

A proposta do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi elaborada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), e implantada em 2013 no estado.

A EJA Ensino Médio utiliza metodologia e currículo específicos para jovens e adultos, com material didático próprio e recursos multimídia. Os professores também recebem formação específica. O curso tem duração de dois anos, e é dividido em quatro módulos, um por semestre. Dois módulos têm disciplinas com ênfase em Humanas e os outros dois com ênfase em disciplinas das Ciências da Natureza.
Crédito da foto: Divulgação.

Biblioteca Ilha do Governador


 O DIREITO DAS FAVELAS

Senhoras e senhores:

Sintam-se convidados para o lançamento do livro "O Direito das Favelas", de Alex Magalhães, na nossa querida Biblioteca da Ilha do Governador - Euclides da Cunha, nesta sexta-feira, 24 de outubro, às 18 horas!

A nossa querida biblioteca fica na Praça Danaides, sem número, no Cocotá!

O ponto de referência é o Parque Poeta Manuel Bandeira!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Órgão Especial homenageia desembargadora Elizabeth Gregory

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) homenageou, na sessão desta segunda-feira, dia 20, a desembargadora Elizabeth Gomes Gregory, que irá se aposentar compulsoriamente nesta semana, quando completa 70 anos.
“Sempre considerei a Elizabeth uma guerreira, uma pessoa extremamente ativa, que, com sua inteligência, persistência e grande força de vontade, alcançou a maioria dos seus objetivos”, afirmou o desembargador Nildson Araújo, com quem ela chegou a trabalhar em um escritório de advocacia antes de se tornar magistrada. “Hoje ela está aqui recebendo o reconhecimento de cada um de nós, sempre bonita, elegante e simpática. Vossa excelência é realmente uma vencedora. E que seja bastante feliz, é o que desejamos”, elogiou o desembargador.
A desembargadora agradeceu a homenagem recebida e destacou que está deixando o TJRJ não por vontade própria, mas por imposição legal. “É uma missão ser magistrado. Tentei preenchê-la da melhor forma possível. Espero deixar nos corações dos colegas uma imagem de sorriso, de alegria”, afirmou.
Natural de Teresópolis, na Região Serrana, Elizabeth Gomes Gregory formou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes em 1975. Ingressou na magistratura em 1980, tendo atuado na comarca de São João da Barra e, após promoção por merecimento, na Região Judiciária Especial, com passagens por varas criminais, de família, de órfão e sucessões, cíveis e de registro civil de pessoas naturais (RCPN) da Capital, entre outras. Foi titular da 31ª Vara Criminal, tendo atuado ainda no Tribunal de Alçada Criminal, na Corregedoria Geral de Justiça, no Conselho da Magistratura e como juíza eleitoral, além do Órgão Especial. Foi promovida a desembargadora em 2000 e atuou na 2ª Criminal antes de ir para a 7ª Câmara Criminal, onde exerceu a presidência desde 2011.
S.F./ FB

Biblioteca da Ilha do Governador

 
 
Senhoras e senhores:

Convidamos a todos para o lançamento de 2 livros que falam muito da Ilha do Governador:

"Pedra da Onça" e "Praça do Avião".

Voltado para o público juvenil, esses livros nos falam de dois marcos importantes da vasta cultura insulana. É uma grande oportunidade de apresentar a seu filho as riquezas da Ilha do Governador, para que ele aprenda a amá-la e respeitá-la.

O lançamento será na nossa querida Biblioteca da Ilha do Governador - Euclides da Cunha no dia 8 de novembro, às 17 horas.

A nossa querida biblioteca fica na Praça Danaides, sem número, no Cocotá. O ponto de referência é o Parque Poeta Manuel Bandeira. Seu número de telefone é o 3368-7797.

Se você estiver interessado nos progressos de nossa querida biblioteca, está convidado a acompanhar suas publicações na rede social Facebook: 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

 Por Dentro do Palácio recebeu mais 
de 70 estudantes das escolas municipais na última visita

Os estudantes das escolas municipais Professor Emannuel Pereira Filho, em Cordovil; Fernando Rodrigues da Silveira, em Costa Barros, e João Saldanha, em Botafogo, foram recebidos na última quinta-feira, dia 16, pelos atores caracterizados da Deusa Têmis e do Rui Barbosa para uma visita ao Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro – RJ.
O programa “Por Dentro do Palácio” reuniu mais de 70 alunos. As visitas foram feitas em horários diferentes, para que todos pudessem conhecer a história do Poder Judiciário do Rio, percorrendo os salões do Palácio e interagindo com os personagens.
As visitas do programa acontecem às quintas-feiras, mediante agendamento prévio, e no último sábado de cada mês, com disponibilização de senhas. Os participantes têm a chance de conhecer as áreas mais nobres do Palácio e suas antigas funções, tais como: o Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, o Tribunal Pleno e a Câmara Isolada. Além das áreas históricas, o visitante também conhece as instalações do Centro Cultural, como a Sala de Acervo de Figurinos do Teatro na Justiça (1999-2013), e a Sala Multiuso. A entrada é gratuita e mais informações podem ser obtidas nos telefones (21) 3133-3366/3133-3368.



Projeto ‘Contando com o TCE-RJ’


Evento premiou os três trabalhos mais representativos

Um grupo de estudantes da rede estadual participou, nesta segunda-feira (20/10), do encerramento do projeto ‘Contando com o TCE-RJ’, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. A proposta, uma parceria do Tribunal com a Secretaria de Estado de Educação, tem como base a cartilha em quadrinhos ‘Contando com o TCE-RJ’. O objetivo é levar aos estudantes do Rio, suas famílias e comunidades informações sobre a importância do trabalho de controle externo realizado pela Corte de Contas e da boa aplicação dos recursos públicos.

- Esse projeto era um sonho desde que assumi a presidência do Tribunal. Agradeço aos professores pelo empenho, aos alunos pelos excelentes trabalhos produzidos, e à Secretaria pelo engajamento. A verdadeira revolução só se faz por meio da Educação - disse o presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho Junior.

O resultado do aprendizado foi traduzido em 174 trabalhos voltados para o tema. Ao final do projeto-piloto, 36 foram selecionados pela Secretaria. Durante o evento, os três trabalhos mais representativos foram premiados. Em primeiro lugar ficou o CE Comendador Soares (Nova Iguaçu), com a produção de um vídeo sobre as atribuições do TCE; em segundo, o Ciep 168 – Ilda Silveira Rodrigues (Nova Iguaçu) – o aluno Thiago de Souza, da 2ª série do Ensino Médio, produziu duas maquetes que representam cidades com investimento e sem investimento público; e, em terceiro lugar, o CE São Cristóvão (Queimados), com a apresentação da peça teatral ‘Vivendo e aprendendo com o TCE’.

- Para selecionar as regiões que receberiam o projeto-piloto, um dos critérios foi optar pelas que contavam com um bom desenvolvimento do projeto de leitura. O secretário foi um grande incentivador dessa iniciativa e a nossa expectativa é que ela possa ser expandida para outras unidades da rede – destacou a diretora de Articulação Curricular da Seeduc, Adriana Lessa.

A experiência envolveu cinco mil alunos, a maioria do Ensino Médio, e dez unidades da rede estadual localizadas nos municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri. A cartilha, desenvolvida pelo Tribunal com linguagem fácil e acessível, foi trabalhada de forma lúdica por professores ao longo do mês de setembro. Antes de iniciarem suas dinâmicas, os docentes foram capacitados pela Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ.

- Foi um trabalho muito prazeroso. Nas atividades em sala de aula, os alunos procuraram expressar o que aprenderam sobre a importância da participação da sociedade na melhoria da gestão da administração pública. Esperamos que o nosso trabalho possa contribuir para o fortalecimento do Tribunal – ressaltou o professor Carlos Lycurgo, que leciona a disciplina de Matemática no CE São Cristóvão.
 
Professor Carlos Licurgo                                                            
Crédito das fotos: Marcia Costa/Seeduc. 

sábado, 18 de outubro de 2014

Eleições 2014

TRE-RJ promove reunião com juízes de Búzios e Niterói e técnicos do TSE

Os juízes das zonas eleitorais de Niterói e Armação dos Búzios participaram de reunião, nesta sexta-feira (17), com o corregedor regional eleitoral, desembargador eleitoral Alexandre Mesquita, no auditório da Escola da Judiciária Eleitoral. Eles foram apresentados aos dez técnicos enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral para auxiliar na instrução dos mesários daqueles municípios, onde são utilizadas as chamadas "urnas biométricas".

Durante mais de duas horas, o corregedor eleitoral e os especialistas do TSE instruíram e debateram com os magistrados e seus chefes de cartório a utilização do sistema digital. Foi estabelecida uma programação para que, na próxima semana, os juízes eleitorais de Niterói e Búzios se reúnam com os presidentes das seções eleitorais, quando vão aperfeiçoar os métodos para solução de falhas que podem ocorrer na identificação dos votantes.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Bernardo Garcez, designará servidores do TRE-RJ para trabalhar, no segundo turno, nas zonas eleitorais daquelas duas cidades. Eles auxiliarão os eleitores e organizarão os trabalhos, a fim de minimizar o tempo de espera. O desembargador Garcez enfatizou que a colaboração dos técnicos do TSE não deixará dúvidas sobre a qualidade da "urna biométrica"

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Unidade promove cursos de formação


Escola de Aperfeiçoamento da Seeduc atrai servidores da rede estadual

Com diversas ações em seu planejamento anual, a Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores de Educação do Estado do Rio de Janeiro, localizada no Andaraí, atendeu, nos últimos dois anos de atuação, a aproximadamente 65 mil servidores da rede. Inaugurada em fevereiro de 2012, o espaço é um dos projetos da Seeduc de valorização dos profissionais da área, com cursos de formações; palestras; oficinas; entrevistas de Mobilidade Interna; reuniões e treinamentos.
Passaram pelos cursos de formações - divididos nos polos de Ensino, Gestão e Administrativo - cerca de 45 mil servidores, entre eles professor, agente pessoal, secretário escolar, diretor de escola, diretor regional e funcionários da sede administrativa da secretaria. Além dessas atividades, a Escola Seeduc conta com o curso de formação continuada para todos os docentes, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos. 
O espaço também incorpora no seu planejamento projetos culturais, nos quais estão inclusos atividades de verão e ações do Mês do Professor. A primeira acontece nos meses de janeiro e fevereiro, com cursos de curta duração, apresentações e exposições artísticas; a segunda - realizada no mês de comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro) - promove um canal de troca de experiências, onde o próprio servidor se apodera dos espaços, ofertando a seus colegas palestras e oficinas.
Nas Atividades de Verão deste ano, foram oferecidas cerca de 40 ações, entre elas, curso básico de Excel e Power Point; oficinas de literatura africana e sarau; palestras sobre finanças pessoais e mercado de trabalho. Aproximadamente 520 professores participaram.
- Essas atividades são oferecidas pelo professor, para o professor. Trabalhamos a valorização profissional e, com a troca de experiências, agregamos valor. Isso ocorre no espaço de tanto tempo sonhado, destinado ao servidor da Educação, que é a Escola Seeduc - afirmou Cléa Martins, responsável pela Escola de Aperfeiçoamento.
Para celebrar a data e dar início à programação especial ao Dia do Professor, a Escola Seeduc realizou na última segunda-feira (13/10), das 14h às 16h, a palestra “Além dos muros da escola”. A ação ocorreu, simultaneamente, em todas as Regionais, com participação de professores, diretores e coordenadores de escolas da rede.
- Já recebemos retorno de várias Regionais se manifestando quanto ao sucesso da palestra e devido a isso, estamos estudando a possibilidade de outro projeto simultâneo ainda este ano - disse Cléa.
A série de atividades acontecerá até o fim do mês de outubro. Entre elas, haverá, nesta sexta-feira (17/10), das 14 às 16h30, uma sessão de cinema com debate sobre o filme “Pro dia nascer feliz”. No dia 29, será a vez das palestras “Tópico de Mídias com abordagem em redes sociais na sala de aula”, das 10h às 13h, e “Boas práticas nas Escolas Públicas – Qual o papel do professor”, das 14h às 16h.

fotos: Marcia Costa/Seeduc (fachada) e divulgação.