Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mediação no TJRJ




Ministro Ricardo Lewandowski participa de evento 


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) recebe, até o dia 28 de novembro, o maior evento em mediação da América do Sul, o Global Mediation Rio. A abertura do evento foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 24, no Tribunal Pleno. Diversas autoridades compareceram ao evento, dentre elas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, a ministra do STJ e corregedora nacional de Justiça, Nancy Andrighi, e a presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano.
Para o ministro Ricardo Lewandowski, os países vivem um momento conflituoso. “Eventos dessa natureza certamente contribuirão para tornar o mundo melhor. Acredito que a mediação tem como um de seus grandes objetivos a promoção da paz na sociedade”, disse. A presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano, concorda com o ministro e acrescenta que tanto a conciliação quanto a mediação devem ser ensinadas na escola e junto às famílias, para que as futuras gerações possam vivenciar uma cultura de paz.
Durante o evento, o desembargador Agostinho Teixeira, do Tribunal de Justiça do Rio, homenageou a ministra Nancy Andrighi. Também compareceram o ministro do STF Marco Aurélio Gastaldi Buzzi; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador Sérgio Schwaitzer; o deputado federal Sérgio Zveiter; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Paulo Melo; os desembargadores do TJRJ Roberto Guimarães, Sérgio Verani e Guaraci Vianna; o procurador-geral do Município do Rio de Janeiro Fernando Dionísio; a procuradora-geral do estado do Rio de Janeiro, Lúcia Léa Tavares, dentre outras autoridades.
Nos cinco dias de encontros, serão 193 palestrantes e 110 trabalhos a serem apresentados. As atividades contarão com a presença de magistrados, professores, agências reguladoras, Ministérios Públicos, Defensorias e pesquisadores das Ciências Sociais e Sociais Aplicadas, com representantes dos cinco continentes nos distintos sistemas de justiça. Nestes dias, serão proporcionados debates interculturais e transdisciplinares sobre metodologias na resolução de conflitos em uma reflexão crítico-construtiva do acesso à justiça e fortalecimento da cidadania.
Idealizado pelo jornalista Luiz Mauricio, editor chefe do Jornal da Justiça, tendo como official partnership o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o evento contará com a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria de Segurança do Governo do Rio de Janeiro, do Instituto dos Magistrados do Brasil, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, do Instituto Internacional Acadêmico de Mediação e da Triple International Mediation.


Nenhum comentário:

Postar um comentário