Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CE Matemático Joaquim Gomes de Sousa




Convênio com a Universidade Normal de Hebei


Na manhã de quarta-feira (26/11), foi realizada a cerimônia de assinatura do convênio entre a Secretaria de Estado de Educação e a Universidade Normal de Hebei, no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, em Niterói. O encontro celebra a criação da primeira escola pública do país com foco em Ciências Exatas e proficiência em Inglês e Mandarim. A unidade (27ª do Programa Dupla Escola) começa a funcionar no próximo ano letivo.

Na ocasião, o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, destacou a importância da parceria com a universidade e o Instituto Confucius. A unidade escolar também contará com parceiros como a BG Brasil, que possibilitará uma metodologia especial para o ensino de Matemática e demais Ciências Exatas, e a EF Englishtown, voltada para o ensino da Língua Inglesa.

- Talvez ainda não tenhamos a dimensão do que essa escola representará para nossas crianças. Estamos abrindo uma janela para mundo em uma área sensível, que é a Matemática. Daqui, sairão nossos futuros engenheiros, pesquisadores, entre tantos outros profissionais – disse o titular da pasta.

A diretora geral Janete Fortes demonstrou satisfação por estar à frente do colégio, que conta com nove salas de aula, dois laboratórios de idiomas, dois laboratórios de ‘games online’ (parceria com a Firjan), laboratório de informática, auditório, biblioteca, sala de música, sala de ginástica, três áreas de convivência, piscina interna, cozinha com refeitório e recepção.

- Sinto-me honrada por estar aqui. Espero que esta seja a casa do saber, do amor e do respeito ao próximo. Desejo que nossos alunos saiam daqui como um exemplo a ser seguido no nosso país – comentou Janete.

O evento também contou com a participação do vice-presidente da Universidade Normal de Hebei, Liu Jingze, que ressaltou a importância do intercâmbio cultural entre o Brasil e a China.

- Agradeço a dedicação do secretário Wilson Risolia na criação dessa escola, que será um modelo no Brasil – avaliou Liu Jingze.

A unidade funcionará no antigo prédio da Casa da Princesa, patrimônio histórico e cultural fluminense, construído no ano de 1849, e totalmente restaurado pelo Governo do Estado. Foram investidos cerca de 21,4 milhões em obras e equipamentos. 


Fotos: Cris Torres/Seeduc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário