Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sucesso nos concursos: planejamento conta pontos

Muitos são os fatores que contribuem para o sucesso em um concursopúblico. Estudar em um bom curso, procurando seguir à risca as recomendações dos professores é importante. Realizar exercícios de provas anteriores é fundamental para não ser pego de surpresa no dia do exame. Mas, entre todos, um se destaca: é necessário planejar bem os estudos. O curso, o professor, os livros e apostilas fazem parte do universo de possibilidades para uma boa preparação. No entanto, o melhor rendimento no dia da prova será obtido, caso o candidato tenha tido o hábito de planejar bem os estudos. Pode ser que a vaga seja obtida semp lanejamento - tudo é possível. Contudo, sem dúvida, quem planeja bem a preparação tende a aumentar o rendimento no dia do exame. Para obter sucesso no concurso, o candidato deverá realizar um bom planejamento do estudo. Para isso, o estudo deve ser feito de forma objetiva. Não adianta uma programação que estabeleça seis horas de estudo diário, quando o candidato não possui tempo disponível. Por isso, no planejamento, o primeiro passo é definir claramente o tempo que será utilizado.
Horário - Na definição do horário de estudo, é preciso ter em mente que duas horas bem aproveitadas são mais úteis que seis, inicialmenteprevistas, mas que acabam não sendo cumpridas ou sendo constantemente interrompidas.
Distribuição - Organize seu horário de estudo de forma a que todas as disciplinas do concurso sejam contempladas no planejamento. Todos os tópicos do programa precisam ser estudados. Distribua as disciplinas dando ênfase as consideradas mais importantes e também aquelas em quevocê possui um baixo rendimento ou mesmo, nunca tenha estudado convenientemente.
Local - O local de estudo deve ocorrer bastante luz e ser bem arejado. Janelas abertas são sempre o ideal. O candidato deve evitar estudar ouvindo rádio, televisão ou qualquer outra coisa que possa influir em sua concentração. Procure arrumar também em sua mesa todo material que irá precisar, pois isso evitará perda de tempo. Há pessoas que alegam não se incomodarem em estudar no meio do barulho. Contudo, especialistas afirmam que, sem dúvida, o rendimento aumentará se for criado o hábito do estudo em um ambiente mais silencioso. Uma música suave de fundopoderá ser utilizada, mas, não a ponto de desviar a concentração.
Exercícios - Os especialistas na área de concursos enfatizam a importância dos exercícios na preparação dos candidatos. Na opinião dos professores, quanto mais exercícios forem feitos, maiores as condições do candidato obter sucesso. A alegação é a de que os exercícios são a forma mais rápida para assimilação da matéria estudada, permitindo uma imediata avaliação do estudante. Por isso o bom planejamento deve dar ênfase à realização de exercícios. Estudo Intensivo - Uma preparação intensiva próxima ao concurso é útil. Às vésperas das provas os programas de todas as disciplinas já devem ter sido estudados e aprendidos. Agora é a hora da revisão de exercícios especiais. Procure memorizar conceitos, regras e dados importantes. Você vai precisar deles na hora de responder às questões propostas na prova. Conserve a tranqüilidade e o pensamento voltado para o sucesso no exame.
Revisão Final - No período de revisão você não vai estudar tudo de novo. Não há tempo para isso, nem é necessário. Faça a revisão lendo nos textos as partes sublinhadas e as anotações feitas. Estude pelosr esumos, esquemas e fichas que você preparou durante sua fase de preparação.

Um comentário: