Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 8 de maio de 2009

8 de Maio

8 de Maio - o Dia da Vitória - tem um grande significado na História contemporânea. É o dia em que, oficialmente, os exércitos aliados derrotaram o nazifascismo. Uma guerra em que milhões morreram com o objetivo de criarem um mundo melhor. Ainda estamos longe disso, mas, talvez nunca tivemos tantas possibilidades de que esse sonho venha a se concretizar. Lutar contra a intolerância de todos os tipos; contra a discriminação, de todos os tipos; contra o racismo, principalmente o que surge de forma escamoteada e tão presente na cultura brasileira; eis algumas bandeiras - entre muitas - que precisam ser levadas adiantes.
Churchill dizia dos soldados aliados que "nunca tantos deveram a tão poucos", mostrando o heroísmo de muitos que sonhavam com um mundo de liberdade. Batalhas como a de Stalingrado, a resistência francesa, o desembarque do Dia D e diversos outros feitos conduziram para o esperado Dia da Vitória.
Meu velho pai nasceu em um dia 8 de maio e tinha orgulho da data. Hoje vemos que o Dia da Vitória tem de ser tarefa diária, com cada um usando da melhor sua consciência na procura de se construir um mundo melhor.

Um comentário:

  1. Maurício, mto boa matéria. Mas acredito q cada um de nós tem q fazer o melhor para construir um mundo melhor a cada dia do ano, não apenas no 8 de maio.

    ResponderExcluir