Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Concentração é fundamental para quem deseja realizar uma boa prova

Um grande boxeador antes de enfrentar o adversário submete-se a um rígido programa de treinamento. O grande conferencista é também fruto de um grande trabalho de pesquisa sobre o assunto do qual tornou-se especialista. Da mesma forma um concertista até a hora do espetáculo costuma exercitar-se procurando realizar uma apresentação de gala.

Qualquer que seja o ramo de atividade, o indivíduo que consegue sucesso alia a sua natural capacidade a uma grande dose de estudo. Alguém já falou que o próprio gênio é fruto de 1% de genialidade e 99% de transpiração. Quando se trata de vestibular ou concursos, a mesma regra certamente se faz presente. Todo sacrifício feito na fase de preparação, certamente de alguma forma será recompensado. Na resolução das questões discursivas como no vestibular discursivo da UFRJ e da Unicamp, você deve seguir algumas regras que poderão contribuir para um melhor rendimento.

São elas: 1 - procure avaliar o grau de dificuldade de cada questão incluindo, se for o caso, o seu valor em termos de pontos:

2 - Comece sempre pelas mais fáceis ou pelas de maior número de pontos;

3 - Procure verificar o tempo de duração da prova e faça rapidamente uma tabela com o número de minutos que você dedicará a cada questão, não esquecendo de incluir também um bom tempo para a revisão final.

E mais: 4 - É importante não começar a prova escrevendo logo a resposta definitiva. É fundamental se fazer um rascunho e depois ir aperfeiçoando a resposta. Faça a revisão da ortografia e da concordância;

5 - Procure ser objetivo em sua resposta sem voltas desnecessárias. Evite se desviar do assunto. Para resolver bem as questões discursivas é importante que você fique atento ao comando do enunciado da questão.

Eles significam o seguinte:_ Definir - Você deve dar o sentido do que se pede, de forma clara e sintética. É preciso explicar e fazer a diferenciação a outras coisas.

_ Descrever - É preciso narrar ou relatar como se você estivesse contando uma história.

_ Comparar - Nesse caso você deve mostar o que dois fatos ou objetos possuem em comum, mostrando as semelhanças entre eles e, se for o caso, as diferenças existentes.

_ Explicar - Em relação a essas questões, o que se pede é que você torne as coisas claras e exponha os motivos de sua resposta. É preciso expor com clareza e revelar as diferenças de resultados, além de analisar o porquê.

_ Justificar - Para questões com esse enunciado, você deve provar ou dar as razões de uma determinada conclusão, enfatizando os pontos ou aspectos relevantes de maneira convincente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário