Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Polícia Militar e a educação

A Polícia Militar do Estado do Rio está completando 200 anos. Trata-sede uma corporação com relevantes serviços prestados à sociedade. Contudo, em muitas de suas operações acaba tendo a imagem arranhada pela ação de maus policiais. Isso é comum em toda grande corporação, na qual fica difícil o afastamento imediato dos que procuram o ingresso com objetivos ilícitos.
É importante que se invista na área da segurança. Mas, não devemos deixar de lado o fato que a verdadeira segurança começa a partir de lares bem estruturados e de uma escola pública eficiente. Ou seja, são os dois instrumentos básicos na formação de cidadãos: a família e a escola. O crescimento da violência é um problema que preocupa a todos. O processo de favelização, inicialmente nos grandes centros urbanos e, posteriormente como fenômeno em quase todas as cidades brasileiras de porte médio contribui para o agravamento da questão. No caso do Rio de Janeiro, em pouco tempo ocorreu um aumento populacional vertiginoso, registrando-se um crescimento urbano acelerado. O Grande Rio, com isso, se constitui em um verdadeiro formigamento humano, com a maioria da população desprovida de conquistas básicas como o direito à saúde, educação, saneamento e habitações decentes e na atualidade, o que é mais grave, o direito ao trabalho.
Este quadro resultou no aumento da violência, que intranquiliza a todos. Sabemos que, em educação, muitos gastos são feitos de forma inadequada, deixando-se de lado as verdadeiras prioridades. Quando os recursos são bem administrados as realizações imediatamente aparecem. O grande erro dos governantes têm sido o de não ouvirem as bases, ou seja, prioritariamente, os professores que estão em sala de aula, por meio de suas entidades representativas. Contudo, uma coisa é certa, a raiz de toda essa violência, está em um modelo de sociedade no qual a solidariedade com o próximo foi colocada de lado.
Enquanto, continuarmos dando força ao processo que conduz à violência, cada vez mais será necessário aumentar o efetivo de policiais, comprometendo a formação dos mesmos e a valorização salarial da categoria. Não é por acaso, que os policiais e os professores desfrutam dos mais baixos salários em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário