Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como se preparar bem nos estudos 1

Dez dicas para o sucesso

a) O estudo deve ser permanente. É preciso tirar sempre duas horas, nomínimo, para entrar em contato com as disciplinas. Procurar realizar muitos exercícios. Rever provas anteriores são dicas importantes. Mas,nada substitui o estudo direto da matéria, pois só assim os assuntos são melhor assimilados e não decorados.

b) É importante elaborar um projeto de estudo. Marcar os dias da semana e os assuntos que serão estudados.

c) Procurar estudar em condições de tranqüilidade. Rádio e televisão desligados, se for o caso. Manter total concentração nos estudos.

d) O estudo deve ser visto também como instrumento de melhoria pessoal. Melhoria do vocabulário. Melhoria da conversação. Melhoria do pensamento.

e) Ler obrigatoriamente diversos livros, os mais variados possíveis en ão apenas os didáticos.

f) Ler, pelo menos um jornal, permitindo a sua atualização sobre osassuntos do momento e outros temas.

g) Ler revistas de conteúdos informativos.

h) Diminuir o tempo de exposição à televisão. Selecionar melhor os programas. Em relação ao rádio não se limitar a ouvir programas de lazer e musicais. Criar o hábito de consultar constantemente o dicionário, observando bem a grafia e o significado das palavras.

i) Utilizar a internet como fonte de aprendizado, sabendo pesquisar bem os sites e não perder muito tempo com amenidades que não possibilitem um enriquecimento do aprendizado.

j) Ter consciência de que avanço no estudo significa possibilidade de melhoria de vida. Acesso a melhores empregos e salários, com a aprovação nos concursos ou ingresso na carreira sonhada em uma boa universidade.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente blog Maurício! Muito interessante e útil essa matéria!! Obrigada pelo comentário no meu blog. (http://escolhadesofia.zip.net) Sucesso!

    ResponderExcluir