Direito, teatro, turismo histórico e "revivalismo" reunidos na visita teatralizada do CCPJ-Rio
O Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) abriu os portões do Antigo Palácio da Justiça, no último sábado, dia 28, para receber visitantes que participaram da tradicional visita teatralizada “Por dentro do Palácio”, que acontece desde janeiro de 2011. Com 81 visitantes, o encontro revelou uma particularidade: destacaram-se no grupo seis senhoras caracterizadas com vestimentas do século XIX, que acompanharam com muita elegância a visita; elas eram as “Damas de la Botica”.
Idealizadora do projeto, a figurinista Jane Pimentel possui um acervo de figurinos há mais de 20 anos. Pesquisadora e estudiosa de vestimentas de época, ela teve a ideia de estudar e aplicar o “revivalismo histórico”: movimento de grande crescimento na Europa, que consiste em vivenciar uma época em lugares históricos.
Jane convidou algumas senhoras e jovens para criar o grupo, hoje formado por 16 damas, e que há cinco anos vivencia o revivalismo nas áreas históricas do Rio de Janeiro. O grupo já visitou o Theatro Municipal, Museu de Arte do Rio, Parque Lage, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Palácio Tiradentes, Palácio Imperial, Confeitaria Colombo.
Das 16 damas, estiveram na visita de sábado a própria Jane Pimentel, Dyrce Fonseca, Ondina Maleiros, Michele Branca, Ana Paula Alvarez; todas se mostraram encantadas pela história e arquitetura do Antigo Palácio da Justiça, pelo talento dos atores e pelo programa “Por dentro do Palácio”.
Ao final da sessão, o CCPJ-Rio fez questão de registrar o momento histórico do encontro das damas do século XIX com os personagens Ruy Barbosa (Eduardo Diaz) e Deusa Têmis (Dulce Pena de Miranda).
Grupo de profissionais do setor de turismo prestigia encontro
O grupo “Sou + Carioca” também marcou presença trazendo 68 pessoas para conhecer o Antigo Palácio da Justiça. O projeto, idealizado por profissionais de turismo oriundos do Curso Técnico de Guia de Turismo do SENAC, promove turismo histórico e por diversas vezes já trouxe grupos para participarem das visitas teatralizadas oferecidas pelo CCPJ-Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário