Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Psicodrama e emancipação

A educação emancipadora, que ganha cada vez mais adeptos atualmente, é um conceito que foi colocado em prática já nos anos 1990 na Escola de Psicodrama de Tietê. O livro traz relatos de pessoas que participaram desse projeto como docentes ou discentes e de observadores externos, além de uma visão crítica e autocrítica do coordenador da experiência e organizador da obra.

É possível estabelecer uma relação de aprendizagem reconhecendo que o estudante é capaz de aprender de maneira autônoma, tirando suas próprias conclusões e escolhendo o seu caminho? O projeto desenvolvido pela Escola de Psicodrama de Tietê provou que sim. Ali, a experiência vivida por professores e alunos com base nas técnicas do psicodrama e do teatro espontâneo mostrou que os alunos podem aprender sem ter de se submeter à autoridade e ao controle do professor e da instituição escolar.


Essa proposta pioneira na metodologia de ensino, implantada na década de 1990, antecipou o que é hoje a palavra de ordem em educação: a construção coletiva do conhecimento, a autonomia como método e objetivo e a emancipação do estudante. Esses mais de dez anos de inovação pedagógica estão reunidos no livro Psicodrama e emancipação – A Escola de Tietê(440 p., R$ 76,90), lançamento da Editora Ágora. São depoimentos de professores, alunos e observadores externos organizados pelo psicólogo e psicodramista Moysés Aguiar, que coordenou a experiência na época.


O organizador

Moysés Aguiar é psicólogo, especialista em psicologia da arte e psicodrama. Atua como psicoterapeuta e operador de grupos. Destacou-se como um dos formuladores do teatro espontâneo, tema de apresentações, cursos e workshops que vem ministrando em vários países da América Latina e Europa. É autor de Teatro da anarquia – Um resgate do psicodrama (Papirus), O teatro terapêutico (Papirus) eTeatro espontâneo e psicodrama (Ágora), organizador de O psicodramaturgo (Casa do Psicólogo) e coautor de uma dezena de outros livros, alguns deles publicados na Alemanha, na Inglaterra e na Hungria. Atualmente, é professor no Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas, onde reside, e supervisor da Compañia de Teatro Espontáneo TransHumantes, de Santiago do Chile.

Título: Psicodrama e emancipação – A Escola de Tietê

Organizador: Moysés Aguiar

Editora: Ágora

Preço: R$ 76,90

Páginas: 440

ISBN: 978-85-7183-062-2

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.editoraagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário