Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A inconsciência coletiva

J. A. Gaiarsa é um psiquiatra brasileiro, cujos livros, mesmo para o público leigo, servem de estímulo para o desenvolvimento do pensamento, mesmo que se discorde do autor em muitas abordagens de assuntos polêmicos. Por isso, o lançamento de "A insconsciência coletiva" é uma dica interessante para os leitores.

Segundo o material de divulgação do livro, "um gesto e um olhar dizem muito a respeito de uma pessoa, da posição que ela ocupa em uma situação e de seus possíveis bloqueios e expectativas. Assim, deveriam ser também significativos na análise psicoterápica, mas não é o que acontece.
Partindo dessa constatação, o psiquiatra J. A. Gaiarsa revela como o mundo foi tomado por uma espécie de “cegueira coletiva” diante da expressão corporal. Quando um paciente está no divã falando sobre seus problemas e anseios, será que o psicólogo é capaz de perceber suas verdadeiras aflições e questionamentos? Será que o paciente diz realmente o que seu inconsciente guarda?

No livro A inconsciência coletiva (248 p., R$ 51,90), lançamento da Editora Ágora, o psiquiatra José Angelo Gaiarsa faz uma releitura do pensamento de Wilhelm Reich aplicado à prática clínica. Tratando de um tema que já é velho conhecido de seus leitores – a importância de aprimorar, por meio do treino constante, a prática da visão para obter um maior conhecimento de si e do mundo –, Gaiarsa enfoca sua aplicação na prática de psicólogos e psicoterapeutas, para a qual esse hábito traz resultados especialmente benéficos.

Ao contrário da tradição psicanalítica, que privilegia quase exclusivamente o que se ouve, Reich observava aguda e persistentemente as pessoas, gerando assim os primórdios da leitura do corpo. Ele readmitiu a importância de tocar e observar o corpo do paciente, que a psicanálise havia excluído: “Ele não via o corpo como símbolo, repositório de impulsos obscuros, e sim como algo muito importante de se observar e que diz muito sobre nós”, afirma Gaiarsa. Porém, ainda preso à tradição, Reich não conseguiu exprimir livremente a psicologia do olhar, que enfatiza a importância do que se vê para a saúde mental. “O inconsciente é movimento e posição, que tomam conta de você antes de você perceber o que está acontecendo. Mas o outro (o de fora) pode ver – se estiver olhando, se estiver interessado”, afirma Gaiarsa.

Para o autor, ocupados em ouvir o que seu cliente tem a “dizer” os profissionais muitas vezes se esquecem de “enxergá-lo” realmente, perdendo assim a oportunidade de obter um vislumbre do inconsciente que se manifesta em caras, bocas e olhos. O diálogo verbal de comunicação, segundo ele, é limitado, pois as palavras isoladas não possuem significados, dependem do contexto em que são ditas, do momento, do tom de voz e da atitude. “Já as formas não verbais são intermináveis e sempre muito mais velozes do que as verbais. Como esperar que compreendam nossos medos e anseios se dizemos uma coisa enquanto nosso corpo expressa outra?”, questiona.

Separar a fala do modo de falar não é uma tarefa simples para a maioria das pessoas, incluindo os terapeutas. Atentos ao que o paciente diz, muitas vezes eles perdem a oportunidade de perceber a manifestação do inconsciente por meio de um olhar, um gesto, um tom de voz diferenciado. “Escondemos de todos e de nós mesmos o que temos de pior. O que somos verdadeiramente está em nosso inconsciente”, explica o autor.

O autor Com mais de trinta livros editados, o médico e escritor José Angelo Gaiarsa é conhecido por suas posições polêmicas. Paulista de Santo André e formado pela Faculdade de Medicina da USP (1946), é um dos mais respeitados psiquiatras de São Paulo. Palestrante de sucesso, trata de temas como família, sexualidade e relacionamentos amorosos. Pela Editora Ágora, Gaiarsa publicou os seguintes livros: Amores perfeitos; A cartilha da nova mãe; Couraça muscular do caráter; Educação familiar e escolar para o terceiro milênio; A família de que se fala e a família de que se sofre; Meio século de psicoterapia verbal e corporal; Minha querida mamãe; O olhar; Sexo, Reich e eu; Sexo: tudo que ninguém fala sobre o tema; Sobre uma escola para o novo homem; As vozes da consciência.

Título: A inconsciência coletivaAutor: J. A. GaiarsaEditora: ÁgoraPreço: R$ 51,90 Páginas: 248ISBN: 978-85-7183-055-4Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890Site: www.editoraagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário