Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ensino a Distância

Mais de 40 pessoas, representando cerca de 20 empresas, estiveram presentes no encontro que definiu o início das atividades da Aced (Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância), em Curitiba. A ideia é que esta nova entidade englobe um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros. Para o presidente da Associação, Carlos Alberto Chiarelli, ex-Ministro de Educação e atualmente diretor do Iesde (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino), estas são áreas que participam do processo de viabilização do sistema educativo a distância, pelo qual já passaram mais de 2,5 milhões de alunos no Brasil. 

De acordo com Chiarelli, esta entidade tem como objetivo alavancar, ainda mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD). “Este é um esforço de toda uma cadeia produtiva para representar, de uma forma cada vez mais eficaz, a EAD, mercado que movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano no Brasil”, destaca. O presidente ainda comenta que a reunião para a definição da diretoria e do lançamento da ACED foi realizada em Curitiba, devido ao fato de o Paraná ser um dos Estados mais expressivos neste setor. “Algumas das maiores empresas que atuam no Ensino a Distância estão localizadas aqui. Por isso, acreditamos que o pontapé inicial deveria ser realizado em Curitiba”, diz. E o Vice-Presidente Paulo Naddeo continua: “nós queremos difundir a importância da EAD para o Brasil. Mais do que isso, queremos disponibilizar a educação a todos. Acreditamos que pessoas mais preparadas possuem mais qualificação para melhorar as condições do nosso país, e a Educação a Distância pode ser uma das ações que irá ajudar a modificar o cenário atual”, afirma.

 

A diretoria da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância é formada, além do Presidente, pelo Vice-Presidente Paulo Naddeo, Reitor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), pelo secretário Paulo Mesquita, da Maxi Gráfica Editora, e pelo tesoureiro Adauto Canedo da Silva, da empresa Alcance Superior. São suplentes da diretoria Ubiratan Vieira Guimarães, do Iesde, e José Lopez Perez, da Novodisc Mídia Digital da Amazônia. Além disso, a Aced possui um conselho fiscal composto pelo Professor Sérgio França, da Universidade Castelo Branco (UCB), pelo publicitário Cícero Lago, da agência 4.3.3 Comunicação, por Carlos Freitas, da empresa de educação corporativa Vector Skills, e pelo Professor Fábio Marcello Sorgon, da Sociedade Educacional Machado de Assis (Sema).

 

Perfil ACED

A ACED (Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância) foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância. Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros. O objetivo é alavancar, cada vez mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário