Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 16 de junho de 2009

Dicionário de Filmes Brasileiros



Livro esmiúça mais de 4 mil longas produzidos no Brasil nos últimos 101 anos,


e ainda traz capítulo especial com as novas produções em andamento.

O pesquisador, cinéfilo e colecionador Antonio Leão da Silva Neto acaba de lançar a segunda edição – revista e atualizada – de seu “Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem”. O livro, com nada menos que 1.152 páginas, é um trabalho de fôlego absolutamente indispensável para todos que, de alguma maneira, trabalham, pesquisam e estudam cinema no Brasil. São 4.194 sinopses, comentários, informações e fichas técnicas completas dos longas metragens produzidos no Brasil entre 1908 e abril de 2009.




O “Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem” traz três apresentações e prefácios, assinados pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, pelo Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura Silvio Da-Rin, e pelo cineasta Daniel Filho.



O autor



O paulistano Antonio Leão da Silva Neto é cinéfilo, pesquisador, economista e colecionador de filmes. Passou a catalogar atores e filmes brasileiros a partir dos anos 90, através de fichas tipográficas feitas especialmente para esta finalidade. Sua paixão pelo cinema e sua capacidade de organização já produziram os livros “Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro” (1998), “Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem” (2002) e “Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragens” (2006).


É também autor dos livros “Ary Fernandes – Sua Fascinante História” (2006) e “Miguel Borges – um Lobisomem Sai da Sombra” (2008).



Esta segunda edição do “Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem” é uma edição do IBAC – Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, com apoio da 2001 Vídeo, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura.



Serviço:


Dicionário de Filmes Brasileiros - Longa Metragem.


De Antonio Leão da Silva Neto.


Formato 17 x 24 cm - 1.152 páginas.


Edição: IBAC - Instituto Brasileiro de Arte e Cultura.


Apoio: 2001 Vídeo, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário