Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

domingo, 21 de junho de 2009

A Marcha 3: e o vento levou


O desenvolvimento de A Marcha é feito a partir do fato histórico ocorrido em 1864, quando o general William Tecumseh Sherman, após ater fogo em Atlanta, marcha com seus 60 mil homens para o leste, atravessando a Geórgia em direção ao litoral. Finalmente, dá uma guinada ao sul, rumo às duas Carolinas.

O incêndio de Atlanta é contado do clássico “E o Vento Levou”, que também foi levado ao cinema, se transformando em um dos maiores sucessos de bilheterias de todos os tempos.

Na apresentação de A Marcha é lembrado que “No quarto ano do conflito que cindiu o território norte-americano, o exército da União combatia as forças da Confederação. Para isso, era obrigado a saquear as plantações sulistas, apossando-se do gado e das colheitas, pondo abaixo cidades e vilarejos, em uma ação na qual arregimentou uma população migrante de negros emancipados e de refugiados brancos. Ao fim do sangrento conflito, que ceifou a vida de centenas de milhares, tudo o que restou foi a existência errante e transitória de desenraizados – espoliados ou vencedores.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário