Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Holismo, ecologia e espiritualidade


O consumismo, a fabricação compulsiva de objetos desnecessários e a consequente produção em série de lixo são apenas alguns dos aspectos que apontam para a supremacia cultural contemporânea da quantidade sobre a qualidade. Outros aspectos menos concretos porém igualmente preocupantes, presentes nos consultórios psicoterapêuticos, são estresse, TOC, pânico, angústia, obesidade, doenças psicossomáticas e até virtuais. Desarmar essa bomba da qual nós mesmos acendemos o pavio requer alguns resgates básicos. Essa é a proposta de Jorge Ponciano Ribeiro no livro Holismo, ecologia e espiritualidade – Caminhos de uma Gestalt plena, lançamento da Summus Editorial. Com base em sua extensa experiência e vivência profissional, o autor utiliza conhecimentos da Gestalt-terapia, da fenomenologia existencial e da psicologia das religiões para refletir – e apresentar propostas – sobre diversas questões cruciais para a relação do ser humano com o mundo atual e consigo.

O holismo, segundo o autor, é a matéria-prima da qual emana, naturalmente, uma visão de ecologia e espiritualidade. “Sem uma visão holística de mundo, dificilmente nos tornaremos sustentáveis; perderemos a sensibilidade para a transcendência e a espiritualidade, condições humanas de existência, que precisam ser apreendidas da realidade que nos cerca”, afirma.

O autor

Jorge Ponciano Ribeiro graduou-se em Filosofia e Teologia. É mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma. Tem formação em Psicanálise e formação didática em Psicoterapia Analítica de Grupo e em Gestalt-terapia. Fez dois pós-doutorados na Inglaterra e foi pesquisador e supervisor no Metanoia Psychotherapeutic Institute de Londres.

Com quarenta anos de magistério superior, foi professor de Metafísica e História da Filosofia da Unimontes (MG) e é professor titular emérito e pesquisador sênior do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É também fundador e presidente do Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília e membro da International Gestalt Therapy Association.

Ponciano escreveu vários livros, entre os quais Gestalt-terapia: refazendo um caminho; Gestalt-terapia: o processo grupal; Gestalt-terapia de curta duração; O ciclo do contato; Do self e da ipseidade e Vade-mécum de Gestalt-terapia, todos publicados pela Summus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário