Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Setembro Amarelo



Jornalista André Trigueiro faz palestra sobre suicídio nesta quarta

Em seu livro mais recente, “Viver é a melhor opção”, o jornalista André Trigueiro rompe com a cultura do silêncio que costuma cercar o suicídio e trata do assunto com toda a gravidade que ele merece: um caso de saúde pública responsável por mais da metade das causas de mortes violentas em todo o mundo – o Brasil ocupa a oitava posição no ranking mundial, em números absolutos, com 32 suicídios por dia.
Para marcar o Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que ocorre este mês em todo o mundo, Trigueiro fará palestra nesta quarta-feira, dia 28, às 18h, no Antigo Palácio da Justiça. Em seguida, vai autografar a obra, cujos direitos autorais são integralmente doados ao CVV, o Centro de Valorização da Vida, que desde 1962 oferece um serviço de apoio emocional e de prevenção pelo telefone 141 e pelo site cvv.org.br.
O livro analisa dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, lista as causas do problema, identifica os sinais de alerta e mostra a importância de se oferecer ajuda, apoio e orientação ao potencial suicida.
O objetivo de Trigueiro é desmistificar o assunto. Enquanto for um tabu e permanecer invisível para a sociedade, diz ele, não se conseguirá mobilizar os recursos humanos, materiais e institucionais necessários para reduzir as mortes. “Falar do suicídio pode salvar vidas”, conta. Afinal, explica, o suicídio é prevenível em 90% dos casos, quando há associação com patologias mentais diagnosticáveis e tratáveis, como a depressão.
Mas o repórter da TV Globo ressalta que não basta falar: é preciso falar com responsabilidade, respeito, seriedade e dados confiáveis. A imprensa também deve abordar o tema, mas seguindo algumas recomendações: evitar dar destaque ao episódio (sem manchetes ou fotos), não informar o método empregado e nem glamourizar os mortos, especialmente nos casos de personalidades públicas. E, sempre que possível, apresentar possíveis causas (depressão, transtornos mentais, consumo de drogas e de álcool são responsáveis por 90% dos casos), além de opções de tratamento e serviços de apoio.  
"Prevenção se faz com informação", observa Trigueiro. E quanto mais rapidamente se der visibilidade ao tema mais vidas serão salvas.  
O evento, organizado pela Diretoria Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento (DGCOM) e pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, tem entrada franca.
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela ESAJ aos serventuários que participarem do evento, de acordo com o art. 1º, inciso III, e nos termos do art. 11, parágrafo 1º da resolução nº 7/2016, do Conselho da Magistratura.
Serviço
Palestra e lançamento do livro “Viver é a melhor opção”, de André Trigueiro.
O livro será vendido a R$ 20 e os direitos serão integralmente doados ao CVV (Centro de Valorização da Vida).
Quarta-feira, dia 28 de setembro de 2016, às 18h.
Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel, 29/3º andar – Centro – Rio de Janeiro
Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário