Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Saiu o edital do CEFET-RJ

EXCLUSIVO - Por Belmira Brondani

Ensino Médio/técnico


Cefet-RJ abre 1.512 vagas

Inscrições entre os dias 16 e 31 de agosto.

As inscrições para o concurso de admissão ao ensino médio/ técnico do Cefet-RJ , que preencherá 1.512 vagas no próximo ano, começam no dia 16 deste mês. Poderão concorrer candidatos que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental ou que já tenham concluído este grau de ensino. A taxa de inscrição custa R$30.

As inscrições permanecerão abertas até o dia 31 de agosto. No entanto, os interessados em pedir isenção de pagamento da taxa de inscrição devem ficar atentos pois serão apenas dois dias para a solicitação, que é feita pela internet: 9 e 10 de agosto.

A maior oferta - 930 vagas - é para a unidade Maracanã. Destas, 400 são para estudantes que cursarão o ensino médio e técnico (concomitância interna). As outras 530 vagas são para estudantes que farão apenas o ensino técnico. Desta forma, precisarão matricular-se no ensino médio em outro colégio.

Além do Maracanã, apenas a unidade de Nova Iguaçu oferece a possibilidade de os alunos classificados cursarem o ensino médio e técnico na mesma unidade. Das 216 vagas de Nova Iguaçu, 144 serão para concomitância interna e 72 para concomitância externa. Nas unidades de Maria da Graça, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença os estudantes farão apenas a parte tecnológica.

Os estudantes que optarem pela vagas oferecidas nas unidades Maracanã e Maria da Graça só farão a opção de curso na matrícula. Na inscrição vão indicar apenas a unidade que querem estudar.

Outra novidade deste ano é que a distribuição das vagas é feita por eixos tecnológicos. Por exemplo, os cursos de Edificações e Estradas foram agrupados em Infraestrutura. Eletrônica, Eletrotécnica e Mecânica, por sua vez, estão no eixo de Controle e Processos Industriais.

As inscrições e os pedidos de isenção de pagamento de taxa devem ser feitos inicialmente pela internet . No site (wwwexatuspr.com.br ou www.cefet-rj.br) o estudante (ou o responsável) preenche uma ficha de inscrição, emite o boleto da taxa, faz o pagamento e entrega os documentos em uma unidade do Cefet, entre os dias 16 e 31 deste mês.

A prova da primeira fase está marcada para o dia 17 de outubro. Serão 40 questões objetivas, sendo 10 de cada disciplina (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Estudos Sociais. Serão selecionados para a segunda fase candidatos em número correspondente ao dobro do número de vagas.

O edital completo está disponível no site www.cefet-rj.br/concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário