Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Gaiarsa faz 90 anos

Polêmico e irreverente, o psiquiatra é um dos mais conhecidos e respeitados profissionais do país. Em 54 anos de carreira, já publicou mais de 30 livros.

O psicoterapeuta José Angelo Gaiarsa completou 90 anos na quinta-feira, dia 19 de agosto. Nascido em 1920, Gaiarsa é um dos psiquiatras mais conhecidos e respeitados do país. Paulista de Santo André, formado pela Faculdade de Medicina da USP (1946), já publicou mais de 30 livros. Em 2006, quando fez 50 anos de atividade profissional, lançou a obra comemorativa Meio século de psicoterapia verbal e corporal, pela Editora Ágora. Legado para a psicoterapia, a obra contraria a tradição filosófica da psicologia racional, apoiada quase exclusivamente na comunicação verbal, para ampliar e aprofundar os estudos de Wilhelm Reich.

Polêmico e irreverente, Gaiarsa dá uma aula histórica sobre psicoterapia, falando de si e da profissão. A psicologia e a psicoterapia da “escola Gaiarsa” são baseadas primariamente na visão e na comunicação não-verbal, na motricidade e na respiração. O livro integra também pinceladas de práticas orientais como budismo, ioga, artes marciais e zen. O resultado é um trabalho forte e original baseado no desenvolvimento motor do ser humano – trabalho esse que vem encantando e provocando polêmicas há várias gerações.

Profundo contestador da família, Gaiarsa está sempre disposto a dissecar as meias verdades e mentiras inteiras que ouviu durante quase todo o século XX e início do século XXI. Muito se fala sobre o que é ser “normal”, mas pouco se pratica. E quem não corresponde ao padrão acaba se tornando um pária. Para ele, é a sujeira escondida embaixo do tapete da família a responsável pelas neuroses.

Iconoclasta, irreverente e pioneiro, Gaiarsa é palestrante de sucesso. Apresentou durante anos o quadro Quebra-Cabeça do programa Dia Dia, transmitido pela TV Bandeirantes, abordando temas como família, sexualidade e relacionamentos amorosos. Pela Editora Ágora, publicou ainda os seguintes livros: Amores perfeitosA cartilha da nova mãeCouraça muscular do caráterEducação familiar e escolar para o terceiro milênioA família de que se fala e a família de que se sofreFormando agentes de transformação socialA inconsciência coletivaMinha querida mamãeO olharSexo, Reich e euSexo: tudo que ninguém fala sobre o temaSobre uma escola para o novo homemAs vozes da consciência; e Lições de amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário